15 Ideias de Atividades (BNCC) de educação especial

1. Jogo de Memória Inclusivo

O jogo de memória é uma atividade que estimula a memória e a concentração dos alunos. Para torná-lo inclusivo, utilize cartões com imagens que representem diferentes emoções, objetos do cotidiano e figuras que remetam à cultura local. Os alunos podem trabalhar em duplas ou grupos, promovendo a interação e a troca de experiências. Habilidade BNCC: EF15LP02.

2. Contação de Histórias com Fantoches

A contação de histórias é uma prática que desenvolve a linguagem e a criatividade. Utilize fantoches para tornar a atividade mais dinâmica e atrativa. Os alunos podem criar suas próprias histórias e apresentá-las para a turma, estimulando a expressão oral e a empatia. Habilidade BNCC: EF15LP03.

3. Atividades de Arte com Materiais Recicláveis

Propor atividades artísticas utilizando materiais recicláveis é uma excelente forma de trabalhar a sustentabilidade e a criatividade. Os alunos podem criar esculturas, colagens ou pinturas, explorando diferentes texturas e formas. Essa atividade também promove a inclusão, pois permite que todos participem de acordo com suas habilidades. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Jogos de Tabuleiro Adaptados

Os jogos de tabuleiro são ótimos para desenvolver habilidades sociais e cognitivas. Adapte jogos clássicos, como Banco Imobiliário ou Jogo da Vida, para incluir temas relacionados à educação especial. Os alunos podem aprender sobre finanças, planejamento e tomada de decisões de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15MA05.

5. Atividades de Música e Movimento

A música é uma poderosa ferramenta de inclusão. Proponha atividades que envolvam dança e movimento, utilizando músicas que os alunos conhecem e gostam. Isso ajuda a desenvolver a coordenação motora e a socialização. Os alunos podem criar suas próprias coreografias, promovendo a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR02.

6. Caça ao Tesouro Temática

Organizar uma caça ao tesouro com pistas relacionadas a temas estudados em sala de aula é uma forma divertida de revisar conteúdos. As pistas podem ser adaptadas para diferentes níveis de dificuldade, garantindo que todos os alunos possam participar. Habilidade BNCC: EF15CI01.

7. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples é uma maneira de despertar a curiosidade dos alunos. Utilize materiais acessíveis para demonstrar conceitos básicos de ciências, como reações químicas ou propriedades da água. Os alunos podem trabalhar em grupos, promovendo a colaboração. Habilidade BNCC: EF15CI02.

8. Criação de um Jornal Escolar

Incentivar os alunos a criar um jornal escolar pode ser uma atividade enriquecedora. Eles podem entrevistar colegas, escrever sobre eventos da escola e criar seções sobre temas de interesse. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita, pesquisa e trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP04.

9. Teatro de Sombras

O teatro de sombras é uma atividade que estimula a criatividade e a expressão artística. Os alunos podem criar suas próprias histórias e personagens, utilizando recortes de papel e uma fonte de luz. Essa atividade é inclusiva, pois permite que todos participem de forma ativa. Habilidade BNCC: EF15AR03.

10. Atividades de Jardinagem

Propor atividades de jardinagem é uma excelente forma de trabalhar a responsabilidade e o cuidado com o meio ambiente. Os alunos podem plantar sementes, cuidar das plantas e aprender sobre o ciclo da vida. Essa atividade também promove a inclusão, pois todos podem participar de acordo com suas habilidades. Habilidade BNCC: EF15CI03.

11. Criação de um Mural Coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mural coletivo que represente a diversidade da turma. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade, além de promover a valorização das diferenças. Habilidade BNCC: EF15AR04.

12. Jogos de Role-Playing

Os jogos de role-playing permitem que os alunos assumam diferentes papéis e explorem situações do cotidiano. Essa atividade é excelente para desenvolver a empatia e a resolução de conflitos. Os alunos podem criar cenários e personagens, promovendo a imaginação. Habilidade BNCC: EF15LP05.

13. Atividades de Culinária

Realizar atividades de culinária é uma forma divertida de trabalhar matemática e ciências. Os alunos podem seguir receitas, medir ingredientes e aprender sobre nutrição. Essa atividade também promove a inclusão, pois permite que todos participem de acordo com suas habilidades. Habilidade BNCC: EF15MA06.

14. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos educativos sobre temas estudados em sala de aula. Essa atividade estimula a pesquisa, a criatividade e a expressão oral. Os vídeos podem ser compartilhados com a turma, promovendo a troca de conhecimentos. Habilidade BNCC: EF15LP06.

15. Atividades de Mindfulness

Incorporar práticas de mindfulness na rotina escolar pode ajudar os alunos a desenvolverem habilidades de autocontrole e concentração. Proponha atividades como meditação guiada ou exercícios de respiração, promovendo o bem-estar emocional. Habilidade BNCC: EF15EF01.