15 Ideias de Atividades (BNCC) de educação artística ensino fundamental

1. Criação de Máscaras com Materiais Recicláveis

Os alunos podem criar máscaras utilizando materiais recicláveis, como papelão, garrafas PET e tecidos. Essa atividade estimula a criatividade e a consciência ambiental. Os estudantes devem pesquisar sobre diferentes culturas e suas tradições de máscaras, promovendo a interdisciplinaridade com a História. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Pintura Coletiva em Grande Escala

Organizar uma pintura coletiva em uma parede da escola ou em um grande papel kraft. Os alunos podem trabalhar em grupos, criando um mural que represente um tema escolhido, como a natureza ou a diversidade cultural. Essa atividade promove a colaboração e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches utilizando meias, papel e outros materiais. Após a confecção, eles devem desenvolver uma pequena peça teatral, estimulando a criatividade e a oralidade. Essa atividade também pode incluir a pesquisa sobre a história do teatro. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Dança e Movimento

Promover uma aula de dança onde os alunos possam explorar diferentes estilos, como dança contemporânea, hip-hop ou danças folclóricas. A atividade pode incluir a criação de uma coreografia em grupo, incentivando a expressão corporal e a socialização. Habilidade BNCC: EF15AR04.

5. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenvolvendo personagens e enredos. Essa atividade estimula a narrativa visual e a criatividade, além de trabalhar a linguagem escrita. Habilidade BNCC: EF15AR05.

6. Fotografia e Arte Digital

Introduzir os alunos ao mundo da fotografia, ensinando-os a capturar imagens que representem a sua visão de arte. Em seguida, eles podem usar programas de edição para criar composições digitais. Essa atividade promove a tecnologia e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR06.

7. Criação de Instrumentos Musicais

Os alunos podem construir instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis, como latas e garrafas. Após a confecção, eles podem realizar uma apresentação musical, explorando ritmos e sons. Habilidade BNCC: EF15AR07.

8. Exposição de Arte

Organizar uma exposição de arte onde os alunos possam apresentar suas obras, como pinturas, esculturas e fotografias. Essa atividade permite que eles compartilhem suas criações com a comunidade escolar, promovendo a valorização da arte. Habilidade BNCC: EF15AR08.

9. Estudo de Artistas Famosos

Os alunos podem pesquisar sobre artistas famosos e suas obras, apresentando suas descobertas para a turma. Essa atividade estimula o conhecimento sobre a história da arte e a apreciação estética. Habilidade BNCC: EF15AR09.

10. Criação de um Livro de Arte

Os alunos podem criar um livro de arte coletivo, onde cada um contribui com uma página ilustrada. Essa atividade estimula a criatividade e a colaboração, além de resultar em um produto final que pode ser compartilhado com a escola. Habilidade BNCC: EF15AR10.

11. Dança das Cadeiras com Temas Artísticos

Realizar uma dança das cadeiras, mas com um toque artístico: cada cadeira pode ter uma obra de arte ou um artista famoso associado. Quando a música parar, os alunos devem falar sobre a obra ou artista relacionado à cadeira em que estão sentados. Habilidade BNCC: EF15AR11.

12. Criação de Cartazes Artísticos

Os alunos podem criar cartazes sobre temas sociais ou ambientais, utilizando técnicas de colagem e pintura. Essa atividade promove a conscientização e a expressão artística, além de desenvolver habilidades gráficas. Habilidade BNCC: EF15AR12.

13. Oficina de Cerâmica

Promover uma oficina de cerâmica onde os alunos possam modelar argila e criar suas próprias peças. Essa atividade estimula a coordenação motora e a criatividade, além de proporcionar uma experiência sensorial. Habilidade BNCC: EF15AR13.

14. Música e Composição

Os alunos podem compor uma música em grupo, explorando diferentes ritmos e melodias. Após a composição, eles podem apresentar a canção para a turma, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe e expressão musical. Habilidade BNCC: EF15AR14.

15. Criação de um Blog de Arte

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas produções artísticas, reflexões sobre arte e críticas de obras. Essa atividade estimula a escrita e a utilização de ferramentas digitais, além de promover a troca de ideias. Habilidade BNCC: EF15AR15.