15 Ideias de Atividades (BNCC) de divisão

1. Jogo da Divisão com Cartas

Utilize um baralho de cartas para criar um jogo interativo onde os alunos devem dividir o número de cartas entre os colegas. Cada aluno recebe uma quantidade de cartas e deve calcular quantas cartas cada um receberá. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a prática da divisão. Habilidade BNCC: (EF06MA12).

2. Divisão com Frutas

Proponha uma atividade em que os alunos utilizem frutas para realizar divisões. Por exemplo, se você tem 12 maçãs e 4 alunos, quantas maçãs cada um receberá? Os alunos podem manusear as frutas, tornando a atividade mais lúdica e prática. Habilidade BNCC: (EF06MA12).

3. Divisão em Grupos

Divida a turma em grupos e forneça a cada grupo um número total de objetos (como lápis ou blocos). Cada grupo deve dividir os objetos igualmente entre seus membros e apresentar a solução para a turma. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a prática da divisão. Habilidade BNCC: (EF06MA12).

4. Divisão de Dinheiro

Crie uma situação em que os alunos precisam dividir uma quantia de dinheiro entre várias pessoas. Por exemplo, se 100 reais precisam ser divididos entre 5 amigos, quanto cada um receberá? Essa atividade ajuda a contextualizar a divisão no dia a dia. Habilidade BNCC: (EF06MA12).

5. Divisão com Jogos de Tabuleiro

Utilize jogos de tabuleiro que envolvam divisão, como o Banco Imobiliário, onde os alunos precisam dividir o dinheiro entre as propriedades. Essa atividade torna o aprendizado mais divertido e interativo. Habilidade BNCC: (EF06MA12).

6. Divisão de Tarefas

Proponha que os alunos dividam as tarefas de um projeto em grupo. Cada aluno deve calcular quantas tarefas cada um ficará responsável, promovendo a colaboração e a prática da divisão. Habilidade BNCC: (EF06MA12).

7. Divisão com Material Dourado

Utilize material dourado para ensinar a divisão. Os alunos podem usar as unidades, dezenas e centenas para representar números e realizar a divisão de forma visual e tátil. Habilidade BNCC: (EF06MA12).

8. Divisão em Histórias

Crie histórias em quadrinhos onde os personagens precisam resolver problemas de divisão. Os alunos podem criar suas próprias histórias, tornando o aprendizado mais criativo e envolvente. Habilidade BNCC: (EF06MA12).

9. Divisão com Gráficos

Ensine os alunos a representar a divisão através de gráficos. Eles podem criar gráficos de pizza para mostrar como um número é dividido em partes. Essa atividade ajuda a visualizar a divisão de forma clara. Habilidade BNCC: (EF06MA12).

10. Divisão com Jogos Online

Utilize plataformas de jogos online que ensinam divisão. Os alunos podem competir entre si, tornando o aprendizado mais dinâmico e divertido. Habilidade BNCC: (EF06MA12).

11. Divisão com Quebra-Cabeças

Crie quebra-cabeças onde os alunos precisam resolver problemas de divisão para montar a imagem. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: (EF06MA12).

12. Divisão em Atividades Artísticas

Proponha que os alunos criem uma obra de arte que represente a divisão. Eles podem usar diferentes materiais para ilustrar como um número pode ser dividido em partes. Habilidade BNCC: (EF06MA12).

13. Divisão com Música

Crie uma canção ou rima que ensine a divisão. Os alunos podem compor suas próprias músicas, tornando o aprendizado mais divertido e memorável. Habilidade BNCC: (EF06MA12).

14. Divisão em Experimentos Científicos

Realize experimentos onde os alunos precisam dividir materiais ou resultados. Por exemplo, se um experimento gera 20 resultados, como eles podem ser divididos entre 4 grupos? Habilidade BNCC: (EF06MA12).

15. Divisão com Desafios Matemáticos

Crie desafios matemáticos em que os alunos precisam resolver problemas de divisão em um tempo limitado. Isso estimula a agilidade mental e a prática da divisão. Habilidade BNCC: (EF06MA12).