15 Ideias de Atividades (BNCC) de dança para o Mais Educação

1. Dança das Cores

A atividade “Dança das Cores” envolve a utilização de lenços coloridos que representam diferentes emoções. Os alunos devem dançar ao som de músicas variadas, levantando os lenços nas cores correspondentes às emoções que sentem durante a dança. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR01, que propõe a exploração de diferentes formas de expressão artística.

2. Coreografia em Grupo

Nesta atividade, os alunos são divididos em grupos e devem criar uma coreografia original utilizando passos de dança que aprenderam. A apresentação deve ser feita para a turma, promovendo a colaboração e a criatividade. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15AR02, que estimula a criação e a apresentação de coreografias.

3. Dança dos Animais

A “Dança dos Animais” consiste em os alunos imitarem os movimentos de diferentes animais ao som de músicas que remetam à natureza. Essa atividade é ideal para trabalhar a coordenação motora e a expressão corporal, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR03, que trata da exploração do corpo em movimento.

4. Roda de Dança

Os alunos formam uma roda e, ao som de uma música, cada um tem a oportunidade de mostrar um passo de dança. Essa atividade promove a interação e o respeito entre os colegas, além de valorizar a cultura popular. A habilidade BNCC EF15AR04 é contemplada, pois envolve a vivência de diferentes danças e ritmos.

5. Dança e História

Os alunos pesquisam sobre danças de diferentes épocas e culturas e, em seguida, apresentam uma dança que representa essa pesquisa. Essa atividade estimula o conhecimento cultural e histórico, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR05, que propõe a relação entre arte e história.

6. Dança com Objetos

Nesta atividade, os alunos utilizam objetos como fitas, bolas ou bastões para criar movimentos de dança. A proposta é que cada aluno explore como o objeto pode ser incorporado à dança, desenvolvendo a criatividade e a coordenação. A habilidade BNCC EF15AR06 é atendida, pois envolve a experimentação de diferentes materiais na dança.

7. Dança e Música ao Vivo

Convidar músicos locais para tocar ao vivo enquanto os alunos dançam é uma forma de integrar a dança com a música. Os alunos podem improvisar movimentos de acordo com o ritmo e a melodia, promovendo a espontaneidade e a expressão artística. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR07, que aborda a relação entre dança e música.

8. Dança dos Sentidos

A “Dança dos Sentidos” é uma atividade em que os alunos dançam com os olhos vendados, explorando a percepção do espaço e do movimento sem a visão. Essa experiência sensorial é enriquecedora e promove a autoconfiança. A habilidade BNCC EF15AR08 é contemplada, pois envolve a exploração do corpo e dos sentidos.

9. Dança e Teatro

Os alunos devem criar uma pequena peça de teatro que inclua dança. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão, além de promover o trabalho em equipe. A habilidade BNCC EF15AR09 é atendida, pois envolve a integração de diferentes linguagens artísticas.

10. Festival de Dança

Organizar um festival de dança na escola, onde os alunos podem apresentar suas coreografias e danças, é uma forma de celebrar a arte da dança. Essa atividade promove a autoestima e a valorização do trabalho em grupo. A habilidade BNCC EF15AR10 é contemplada, pois envolve a apresentação de trabalhos artísticos.