15 Ideias de Atividades (BNCC) de dança para ensino fundamental

1. Dança das Cores

Esta atividade propõe que os alunos explorem diferentes cores através da dança. Os alunos devem escolher uma cor e criar movimentos que representem essa cor, utilizando tecidos ou objetos coloridos. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR12, que aborda a expressão artística e a relação entre cores e emoções.

2. Dança dos Animais

Nesta atividade, os alunos devem imitar os movimentos de diferentes animais enquanto dançam. Os professores podem criar uma sequência de movimentos que representem cada animal, incentivando a criatividade e a coordenação motora. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR13, que envolve a percepção e a representação de movimentos corporais.

3. Coreografia em Grupo

Os alunos se dividem em grupos e criam uma coreografia original para uma música escolhida. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a expressão individual. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR14, que trata da criação e interpretação de coreografias.

4. Dança das Emoções

Os alunos devem expressar diferentes emoções através da dança, utilizando movimentos que representem alegria, tristeza, raiva, entre outros. Essa atividade ajuda a desenvolver a empatia e a compreensão emocional. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR15, que aborda a relação entre dança e emoções.

5. Dança Folclórica

Os alunos aprendem danças folclóricas de diferentes regiões do Brasil, explorando a cultura e a diversidade. Essa atividade pode incluir a pesquisa sobre a origem das danças e seus significados. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR16, que envolve a valorização das tradições culturais.

6. Improvisação em Dança

Nesta atividade, os alunos são incentivados a improvisar movimentos de dança com base em temas propostos pelo professor, como natureza ou espaço. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR17, que trata da criação espontânea e da expressão pessoal na dança.

7. Dança e Música

Os alunos devem criar uma coreografia que acompanhe uma música específica, prestando atenção ao ritmo e à melodia. Essa atividade desenvolve a percepção musical e a coordenação. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR18, que relaciona dança e música.

8. Dança de Salão

Os alunos aprendem os passos básicos de danças de salão, como valsa e samba. Essa atividade promove a socialização e o respeito às regras de dança em par. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR19, que aborda a prática de danças sociais.

9. Dança e Tecnologia

Os alunos utilizam aplicativos ou softwares de edição de vídeo para gravar e editar suas coreografias. Essa atividade integra tecnologia e arte, estimulando a criatividade digital. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR20, que relaciona a dança com o uso de tecnologias.

10. Dança e Contação de Histórias

Os alunos criam uma dança que ilustra uma história ou fábula, utilizando movimentos para representar os personagens e eventos. Essa atividade estimula a narrativa e a expressão corporal. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR21, que envolve a relação entre dança e narrativa.