15 Ideias de Atividades (BNCC) de Dança na Escola Ensino Fundamental

1. Dança das Cores

Uma atividade que envolve a utilização de lenços coloridos. Os alunos devem dançar ao som de músicas variadas, levantando os lenços de acordo com as cores que o professor indicar. Essa atividade estimula a coordenação motora e a percepção visual. Habilidade BNCC: (EF15AR01).

2. Coreografia em Grupo

Os alunos são divididos em grupos e devem criar uma coreografia com base em um tema específico, como natureza ou amizade. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a criatividade. Habilidade BNCC: (EF15AR02).

3. Dança dos Animais

Nesta atividade, os alunos devem imitar os movimentos de diferentes animais ao som de músicas que remetam a eles. Além de ser divertida, essa atividade ajuda no desenvolvimento da expressão corporal. Habilidade BNCC: (EF15AR03).

4. Roda de Dança

Os alunos formam uma roda e, ao som de uma música, devem dançar livremente, alternando entre dançar sozinho e em duplas. Essa atividade incentiva a socialização e a espontaneidade. Habilidade BNCC: (EF15AR04).

5. Dança do Silêncio

Os alunos dançam livremente, mas em determinados momentos, o professor para a música e eles devem congelar na posição em que estão. Essa atividade ajuda a desenvolver a concentração e o controle corporal. Habilidade BNCC: (EF15AR05).

6. Dança de Cadeiras

Uma versão dançante do clássico jogo de cadeiras. Os alunos dançam ao redor das cadeiras e, quando a música para, devem encontrar um lugar para sentar. Essa atividade promove a agilidade e a atenção. Habilidade BNCC: (EF15AR06).

7. Dança Folclórica

Os alunos aprendem danças folclóricas de diferentes regiões do Brasil, como o frevo e a quadrilha. Essa atividade valoriza a cultura local e a diversidade. Habilidade BNCC: (EF15AR07).

8. Improvisação em Duplas

Os alunos formam duplas e devem improvisar uma dança com base em uma música escolhida pelo professor. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão individual. Habilidade BNCC: (EF15AR08).

9. Dança e Contação de Histórias

Os alunos escolhem uma história e criam uma dança que a represente. Essa atividade integra a dança com a literatura, desenvolvendo a imaginação e a interpretação. Habilidade BNCC: (EF15AR09).

10. Desafio de Dança

Os alunos participam de um desafio onde cada um deve apresentar um movimento de dança e os colegas devem replicar. Essa atividade promove a confiança e a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: (EF15AR10).

11. Dança com Objetos

Os alunos utilizam objetos como bolas ou fitas para criar movimentos de dança. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação. Habilidade BNCC: (EF15AR11).

12. Dança e Música do Mundo

Os alunos aprendem danças de diferentes culturas, como a salsa ou o hula. Essa atividade promove o respeito e a valorização da diversidade cultural. Habilidade BNCC: (EF15AR12).

13. Dança em Círculo

Os alunos formam um círculo e, ao som de uma música, devem dançar em direção ao centro e depois voltar para suas posições. Essa atividade promove a união e a interação. Habilidade BNCC: (EF15AR13).

14. Dança e Expressão Facial

Os alunos devem dançar expressando diferentes emoções através de suas expressões faciais. Essa atividade ajuda a desenvolver a expressividade e a comunicação não-verbal. Habilidade BNCC: (EF15AR14).

15. Festival de Dança

Os alunos organizam um festival onde cada grupo apresenta uma dança que aprenderam ou criaram. Essa atividade promove a autoestima e a valorização do trabalho em grupo. Habilidade BNCC: (EF15AR15).