15 Ideias de Atividades (BNCC) de cordel

1. Criação de Cordéis sobre a Natureza

Os alunos podem criar cordéis que abordem temas relacionados à natureza, como a preservação ambiental e a biodiversidade. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover a consciência ecológica. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Cordel sobre a História do Brasil

Nesta atividade, os estudantes podem desenvolver cordéis que contem a história de figuras importantes do Brasil, como Tiradentes ou Zumbi dos Palmares. Essa prática ajuda a fixar o conhecimento histórico de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15HI01.

3. Cordel e Matemática

Os alunos podem criar cordéis que envolvam problemas matemáticos, como adição e subtração, de forma divertida. Essa atividade promove o raciocínio lógico e a aplicação prática da matemática. Habilidade BNCC: EF15MA01.

4. Cordel sobre a Cultura Local

Os estudantes podem pesquisar e escrever cordéis que retratem a cultura de sua região, incluindo festas, danças e tradições. Essa atividade valoriza a identidade cultural e o pertencimento. Habilidade BNCC: EF15AR01.

5. Cordel e Direitos Humanos

Os alunos podem criar cordéis que abordem temas de direitos humanos, como igualdade e respeito. Essa atividade estimula a reflexão crítica e a cidadania. Habilidade BNCC: EF15CI01.

6. Cordel sobre a Literatura Infantojuvenil

Nesta atividade, os estudantes podem produzir cordéis inspirados em livros da literatura infantojuvenil, promovendo a leitura e a interpretação de textos. Habilidade BNCC: EF15LP02.

7. Cordel e Música

Os alunos podem criar cordéis que contem a história de músicas populares brasileiras, relacionando a letra com a cultura e a sociedade. Essa atividade integra diferentes linguagens artísticas. Habilidade BNCC: EF15AR02.

8. Cordel sobre a Alimentação Saudável

Os estudantes podem desenvolver cordéis que abordem a importância da alimentação saudável, incluindo receitas e dicas de nutrição. Essa atividade promove hábitos saudáveis desde cedo. Habilidade BNCC: EF15CI02.

9. Cordel e Tecnologia

Nesta atividade, os alunos podem criar cordéis que discutam o impacto da tecnologia na vida cotidiana, abordando tanto os benefícios quanto os desafios. Habilidade BNCC: EF15ET01.

10. Cordel sobre a Diversidade Cultural

Os estudantes podem produzir cordéis que celebrem a diversidade cultural do Brasil, abordando diferentes etnias e suas contribuições. Essa atividade promove o respeito e a valorização das diferenças. Habilidade BNCC: EF15AR03.

11. Cordel e Meio Ambiente

Os alunos podem criar cordéis que falem sobre a importância da reciclagem e do consumo consciente, incentivando práticas sustentáveis. Habilidade BNCC: EF15CI03.

12. Cordel sobre a Família

Nesta atividade, os estudantes podem desenvolver cordéis que retratem a importância da família e os diferentes tipos de arranjos familiares. Essa prática promove o respeito e a empatia. Habilidade BNCC: EF15LP03.

13. Cordel e Esportes

Os alunos podem criar cordéis que falem sobre a importância da prática de esportes e atividades físicas para a saúde e o bem-estar. Habilidade BNCC: EF15EF01.

14. Cordel sobre a Música Popular Brasileira

Os estudantes podem desenvolver cordéis que explorem a história e a evolução da música popular brasileira, destacando artistas e gêneros musicais. Habilidade BNCC: EF15AR04.

15. Cordel e Direitos da Criança

Nesta atividade, os alunos podem criar cordéis que abordem os direitos das crianças, promovendo a conscientização sobre a importância de garantir esses direitos. Habilidade BNCC: EF15CI04.