15 Ideias de Atividades (BNCC) de conversação em inglês

1. Jogo de Perguntas e Respostas

Uma atividade dinâmica onde os alunos se dividem em grupos e fazem perguntas uns aos outros em inglês. O professor pode fornecer um conjunto de perguntas relacionadas a temas como hobbies, esportes ou viagens. Essa atividade estimula a conversação e a prática de estruturas gramaticais. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Entrevista com um Colega

Nesta atividade, os alunos devem entrevistar um colega sobre suas preferências e interesses. Eles devem formular perguntas abertas e anotar as respostas. Após a entrevista, cada aluno apresenta seu colega para a turma, promovendo a prática da fala e escuta. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Dramatização de Diálogos

Os alunos recebem diálogos prontos ou criam os seus próprios, que devem ser encenados em duplas ou grupos. Essa atividade ajuda a desenvolver a fluência e a entonação, além de permitir que os alunos explorem diferentes contextos sociais. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Debate sobre Temas Atuais

Os alunos são divididos em grupos e recebem um tema atual para debater. Cada grupo deve preparar argumentos e contra-argumentos, praticando a conversação em inglês. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Criação de Histórias em Grupo

Os alunos se reúnem em grupos para criar uma história em inglês. Cada aluno deve contribuir com uma parte da narrativa, o que promove a colaboração e a prática da escrita e fala. Após a criação, as histórias são apresentadas para a turma. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Jogos de Role-Playing

Os alunos assumem papéis em situações do dia a dia, como fazer compras ou pedir comida em um restaurante. Essa atividade permite que pratiquem vocabulário específico e desenvolvam a habilidade de se comunicar em contextos variados. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Apresentação de Projetos

Cada aluno ou grupo deve preparar uma apresentação sobre um tema de interesse, utilizando recursos visuais. A apresentação deve ser feita em inglês, o que ajuda a desenvolver a habilidade de falar em público e a organização de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Música e Análise de Letras

Os alunos escolhem uma música em inglês e analisam a letra, discutindo seu significado e contexto. Em seguida, podem apresentar suas interpretações para a turma. Essa atividade conecta a linguagem à cultura e à expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Jogos de Tabuleiro em Inglês

Utilizar jogos de tabuleiro que incentivem a conversação em inglês, como “Scrabble” ou “Taboo”. Os alunos jogam em grupos, praticando vocabulário e frases em um ambiente divertido e interativo. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de Vídeos em Inglês

Os alunos devem criar um vídeo curto em inglês sobre um tema específico, como um tutorial ou uma reportagem. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da língua em um formato moderno e acessível. Habilidade BNCC: EF15LP10.