15 Ideias de Atividades (BNCC) de contação de histórias

1. Roda de Histórias

Organize uma roda de histórias onde cada aluno pode contar uma parte de uma narrativa. Essa atividade estimula a criatividade e a oralidade. Os alunos podem trabalhar em grupos e criar suas próprias histórias, utilizando elementos visuais como desenhos ou objetos que representem os personagens. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Teatro de Fantoches

Utilize fantoches para contar histórias clássicas ou criar novas narrativas. Os alunos podem desenvolver seus próprios fantoches e roteiros, promovendo a expressão artística e a colaboração. Habilidade BNCC: EF15AR01.

3. Contação de Histórias com Música

Incorpore músicas às histórias, criando uma trilha sonora que complemente a narrativa. Os alunos podem escolher canções que se relacionem com a história e apresentar a contação de forma interativa. Habilidade BNCC: EF15AR02.

4. Livro de Histórias Coletivas

Crie um livro de histórias coletivas onde cada aluno contribui com um capítulo. Essa atividade incentiva a escrita e a leitura, além de promover a colaboração entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP02.

5. Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem transformar suas histórias em quadrinhos, utilizando desenhos e diálogos. Essa atividade estimula a criatividade e a interpretação de texto, além de ser uma forma divertida de contar histórias. Habilidade BNCC: EF15LP03.

6. Contação de Histórias com Objetos

Utilize objetos do cotidiano para contar histórias. Os alunos podem escolher objetos e criar narrativas em torno deles, desenvolvendo habilidades de improvisação e criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP04.

7. Histórias em Vídeo

Os alunos podem gravar vídeos contando suas histórias, utilizando recursos como edição e efeitos especiais. Essa atividade promove o uso de tecnologias e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15ET01.

8. Jogo de Perguntas e Respostas

Após a contação de uma história, promova um jogo de perguntas e respostas sobre a narrativa. Essa atividade estimula a compreensão e a interpretação de texto, além de promover a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP05.

9. Histórias em Movimento

Crie uma atividade onde os alunos devem representar a história através de movimentos e gestos. Essa abordagem kinestésica ajuda na fixação do conteúdo e na expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15EF01.

10. Mapa da História

Os alunos podem criar um mapa que represente os locais e eventos da história contada. Essa atividade estimula a geografia e a compreensão espacial, além de promover a criatividade. Habilidade BNCC: EF15GE01.

11. Histórias de Vida

Incentive os alunos a contar histórias de suas próprias vidas ou de familiares. Essa atividade promove a empatia e a valorização da diversidade cultural e das experiências pessoais. Habilidade BNCC: EF15LP06.

12. Contação de Histórias em Duplas

Os alunos podem trabalhar em duplas para contar uma história, alternando entre narrador e ouvinte. Essa dinâmica estimula a escuta ativa e a colaboração. Habilidade BNCC: EF15LP07.

13. Histórias com Desenhos

Os alunos podem ilustrar suas histórias, criando um livro ilustrado. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover a leitura e a escrita. Habilidade BNCC: EF15AR03.

14. Contação de Histórias com Mímica

Os alunos podem contar histórias utilizando apenas gestos e expressões faciais, sem palavras. Essa atividade desenvolve a comunicação não verbal e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15EF02.

15. Histórias em Grupo

Divida a turma em grupos e peça que cada grupo crie uma história em conjunto, apresentando-a para a classe. Essa atividade promove a colaboração, a criatividade e a habilidade de trabalhar em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP08.