15 Ideias de Atividades (BNCC) de ciências para alunos surdos

1. Experimentos com Água e Sons

Uma atividade interessante é realizar experimentos que explorem a relação entre água e som. Os alunos podem usar diferentes recipientes com água e objetos para produzir sons variados. Essa atividade pode ser acompanhada de uma explicação sobre ondas sonoras e como elas se propagam na água. Habilidade BNCC: EF09CI11.

2. Criação de Cartazes sobre Animais

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre diferentes animais, destacando suas características e habitats. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação visual, além de permitir que os alunos utilizem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para apresentar suas descobertas. Habilidade BNCC: EF02CI01.

3. Observação de Plantas

Levar os alunos para um passeio ao ar livre para observar diferentes tipos de plantas e suas características. Os alunos podem fazer anotações e desenhos das plantas observadas, discutindo suas funções e a importância da biodiversidade. Habilidade BNCC: EF05CI03.

4. Experiência com Magnetismo

Realizar experiências simples com ímãs e objetos metálicos. Os alunos podem explorar quais materiais são atraídos pelo ímã e discutir os conceitos de magnetismo. Essa atividade pode ser enriquecida com demonstrações visuais e táteis. Habilidade BNCC: EF03CI05.

5. Construção de Maquetes de Ecossistemas

Os alunos podem trabalhar em grupos para construir maquetes representando diferentes ecossistemas, como florestas, desertos e oceanos. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a compreensão dos inter-relacionamentos entre os seres vivos e o ambiente. Habilidade BNCC: EF04CI02.

6. Experimentos com Plantas e Luz

Os alunos podem realizar um experimento para observar como a luz afeta o crescimento das plantas. Utilizando diferentes fontes de luz e condições de sombra, eles podem medir e registrar o crescimento das plantas ao longo do tempo. Habilidade BNCC: EF06CI04.

7. Jogos de Classificação de Materiais

Propor um jogo onde os alunos devem classificar diferentes materiais (plástico, papel, metal) de acordo com suas propriedades. Essa atividade pode incluir discussões sobre reciclagem e a importância de cuidar do meio ambiente. Habilidade BNCC: EF02CI02.

8. Experiência com Reações Químicas

Realizar uma atividade simples que envolva reações químicas, como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. Os alunos podem observar a produção de gás e discutir o que está acontecendo em nível molecular. Habilidade BNCC: EF09CI12.

9. Criação de um Diário de Observação da Natureza

Os alunos podem manter um diário onde registram suas observações sobre a natureza ao longo do tempo. Essa atividade incentiva a curiosidade e a atenção aos detalhes, além de promover a escrita e a expressão em Libras. Habilidade BNCC: EF05CI01.

10. Simulação de Ciclos da Água

Realizar uma simulação do ciclo da água utilizando materiais simples, como recipientes e água. Os alunos podem observar a evaporação, condensação e precipitação, discutindo a importância desse ciclo para o meio ambiente. Habilidade BNCC: EF04CI03.

11. Experimentos com Sensores de Temperatura

Utilizar sensores de temperatura para medir a temperatura de diferentes ambientes (sombra, sol, dentro da sala de aula). Os alunos podem registrar suas medições e discutir como a temperatura afeta os seres vivos. Habilidade BNCC: EF07CI06.

12. Criação de Histórias em Quadrinhos sobre Ciências

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem temas científicos, como a fotossíntese ou a cadeia alimentar. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão dos conceitos científicos de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF03CI04.

13. Observação de Insetos

Levar os alunos para observar insetos em seu habitat natural. Eles podem coletar informações sobre os insetos, suas características e funções no ecossistema. Essa atividade pode incluir a criação de um mural com as descobertas. Habilidade BNCC: EF02CI03.

14. Experiência com Sementes

Os alunos podem plantar diferentes tipos de sementes e observar seu crescimento ao longo do tempo. Essa atividade permite que eles aprendam sobre o ciclo de vida das plantas e a importância da germinação. Habilidade BNCC: EF04CI01.

15. Debate sobre Sustentabilidade

Promover um debate em sala de aula sobre práticas sustentáveis e a importância de cuidar do meio ambiente. Os alunos podem pesquisar e apresentar soluções para problemas ambientais locais. Habilidade BNCC: EF09CI08.