15 Ideias de Atividades (BNCC) de ciências para 5º ano

1. Experimentos com Plantas

Realizar experimentos com diferentes tipos de plantas é uma excelente maneira de ensinar os alunos sobre fotossíntese e crescimento. Os alunos podem cultivar sementes em diferentes condições de luz e água, observando como essas variáveis afetam o crescimento das plantas. Essa atividade está alinhada à habilidade 5º ano – Ciências – (EF05CI09), que envolve a investigação de fatores que influenciam o desenvolvimento de seres vivos.

2. Ciclo da Água

Uma atividade prática sobre o ciclo da água pode ser realizada através da criação de um mini ecossistema em garrafas PET. Os alunos podem observar a evaporação, condensação e precipitação em um ambiente controlado. Essa atividade atende à habilidade 5º ano – Ciências – (EF05CI03), que aborda os ciclos naturais e suas interações.

3. Classificação de Animais

Os alunos podem criar um mural com imagens de diferentes animais, classificando-os em vertebrados e invertebrados. Essa atividade estimula a pesquisa e a organização de informações, alinhando-se à habilidade 5º ano – Ciências – (EF05CI07), que trata da classificação dos seres vivos.

4. Experiência com Magnetismo

Realizar experiências simples com ímãs e objetos metálicos ajuda os alunos a entenderem os conceitos de magnetismo. Os alunos podem explorar quais materiais são atraídos pelos ímãs e quais não são, alinhando-se à habilidade 5º ano – Ciências – (EF05CI10), que envolve a investigação de propriedades físicas dos materiais.

5. Observação do Céu

Organizar uma atividade de observação do céu noturno, onde os alunos podem identificar constelações e planetas, é uma forma prática de ensinar sobre astronomia. Essa atividade está ligada à habilidade 5º ano – Ciências – (EF05CI08), que envolve a observação e descrição de fenômenos naturais.

6. Experimentos com Água e Óleo

Os alunos podem realizar um experimento simples que demonstra a imiscibilidade entre água e óleo. Ao misturar os dois líquidos, eles podem observar como se separam, o que pode ser relacionado a conceitos de densidade e propriedades dos líquidos. Essa atividade se relaciona com a habilidade 5º ano – Ciências – (EF05CI10).

7. Construção de Terrários

Os alunos podem construir terrários para estudar ecossistemas em miniatura. Essa atividade permite que eles observem a interação entre plantas e animais em um ambiente controlado, alinhando-se à habilidade 5º ano – Ciências – (EF05CI09).

8. Experiência com Som

Realizar experiências que envolvem a produção de som com diferentes materiais, como cordas e tubos, ajuda os alunos a entenderem como o som é produzido e transmitido. Essa atividade está alinhada à habilidade 5º ano – Ciências – (EF05CI10), que trata das propriedades dos sons.

9. Criação de um Diário de Observação

Os alunos podem manter um diário de observação da natureza, registrando as mudanças que observam ao longo das estações. Essa atividade incentiva a observação e a reflexão, alinhando-se à habilidade 5º ano – Ciências – (EF05CI03).

10. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Ciências

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre os conteúdos estudados em ciências é uma forma divertida de revisar o aprendizado. Os alunos podem trabalhar em grupos, promovendo a colaboração e a troca de conhecimentos, alinhando-se à habilidade 5º ano – Ciências – (EF05CI05).

11. Experiência com Reações Químicas

Os alunos podem realizar experimentos simples que demonstram reações químicas, como a mistura de bicarbonato de sódio e vinagre. Essa atividade ajuda a entender a transformação de substâncias, alinhando-se à habilidade 5º ano – Ciências – (EF05CI10).

12. Estudo sobre Poluição

Os alunos podem investigar a poluição em sua comunidade, coletando dados sobre lixo e poluentes. Essa atividade promove a conscientização ambiental e está alinhada à habilidade 5º ano – Ciências – (EF05CI04), que aborda a relação entre os seres vivos e o meio ambiente.

13. Criação de um Mapa de Biodiversidade

Os alunos podem criar um mapa que represente a biodiversidade local, identificando diferentes espécies de plantas e animais. Essa atividade está alinhada à habilidade 5º ano – Ciências – (EF05CI07), que envolve a identificação e classificação dos seres vivos.

14. Experimentos com Luz e Sombra

Realizar experiências que envolvem luz e sombra, como a criação de um fantoches de sombra, ajuda os alunos a entenderem como a luz se comporta. Essa atividade se relaciona à habilidade 5º ano – Ciências – (EF05CI10), que trata das propriedades da luz.

15. Visita a um Parque ou Reserva Natural

Organizar uma visita a um parque ou reserva natural permite que os alunos observem a fauna e a flora local em seu habitat natural. Essa atividade promove a aprendizagem prática e está alinhada à habilidade 5º ano – Ciências – (EF05CI08), que envolve a observação de fenômenos naturais.