15 Ideias de Atividades (BNCC) de ciências na educação infantil

1. Exploração do Corpo Humano: As crianças podem criar um grande cartaz do corpo humano, utilizando recortes de revistas e desenhos. Essa atividade pode ser acompanhada pela habilidade EF15CI01, que aborda o conhecimento sobre o corpo humano e suas funções. Os alunos podem discutir as partes do corpo e suas funções, promovendo uma compreensão inicial sobre a anatomia.

2. Experiência com Plantas: Propor que as crianças plantem sementes em pequenos vasos e acompanhem o crescimento das plantas. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15CI02, que envolve a observação e o registro de fenômenos naturais. As crianças podem anotar diariamente as mudanças que observam, desenvolvendo habilidades de observação e registro.

3. Ciclo da Água: Utilizar um recipiente transparente para demonstrar o ciclo da água. Ao aquecer a água, as crianças podem observar a evaporação e a condensação. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15CI03, que trata dos ciclos naturais. As crianças podem discutir a importância da água para a vida e como ela circula na natureza.

4. Experiência com Magnetismo: Propor uma atividade onde as crianças explorem ímãs e objetos metálicos. Essa atividade está ligada à habilidade EF15CI04, que envolve a investigação de propriedades de materiais. As crianças podem experimentar quais objetos são atraídos pelos ímãs e quais não são, desenvolvendo habilidades de investigação científica.

5. Observação de Insetos: Levar as crianças para um passeio ao ar livre para observar insetos. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15CI05, que envolve a observação da biodiversidade. As crianças podem coletar informações sobre os insetos que encontram, discutindo suas características e habitats.

6. Construção de Terrários: Criar pequenos terrários em garrafas PET, onde as crianças podem observar o ecossistema. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15CI06, que aborda a relação entre os seres vivos e o ambiente. As crianças podem cuidar dos terrários e observar as interações entre plantas e pequenos animais.

7. Experiência com Som e Vibração: Utilizar instrumentos musicais para explorar como o som é produzido. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15CI07, que envolve a investigação de fenômenos sonoros. As crianças podem experimentar diferentes instrumentos e discutir como as vibrações produzem sons.

8. Atividade de Classificação de Materiais: Propor que as crianças classifiquem objetos em grupos, como papel, plástico e metal. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15CI08, que envolve a identificação de materiais e suas propriedades. As crianças podem discutir a importância da reciclagem e do consumo consciente.

9. Experiência com Luz e Sombra: Criar um jogo de sombras utilizando lanternas e objetos. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15CI09, que aborda a luz e suas propriedades. As crianças podem explorar como a luz cria sombras e como diferentes objetos afetam a forma das sombras.

10. Observação do Céu: Realizar uma atividade de observação do céu, registrando as nuvens e o clima. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15CI10, que envolve a observação de fenômenos atmosféricos. As crianças podem desenhar o que observam e discutir como o clima influencia o dia a dia.

11. Experiência com Reações Químicas: Propor uma atividade simples com vinagre e bicarbonato de sódio para observar a reação efervescente. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15CI11, que envolve a investigação de reações químicas. As crianças podem discutir o que acontece durante a reação e como isso se relaciona com o mundo ao seu redor.

12. Construção de Roupas para o Frio: Propor que as crianças criem roupas para bonecos utilizando diferentes materiais, discutindo a importância do vestuário em diferentes climas. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15CI12, que aborda a adaptação dos seres vivos ao ambiente. As crianças podem explorar como diferentes materiais oferecem proteção contra o frio.

13. Experiência com Flutuação: Utilizar diferentes objetos para investigar quais flutuam e quais afundam em água. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15CI13, que envolve a investigação de propriedades físicas. As crianças podem discutir o que determina se um objeto flutua ou afunda, promovendo a curiosidade científica.

14. Criação de um Mapa do Solo: Propor que as crianças criem um mapa do solo da escola, identificando diferentes tipos de solo e suas características. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15CI14, que aborda a importância do solo para a vida. As crianças podem discutir como o solo afeta o crescimento das plantas e a vida dos seres vivos.

15. Atividade de Sensação Táctil: Criar uma caixa sensorial com diferentes texturas para que as crianças explorem. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15CI15, que envolve a exploração dos sentidos. As crianças podem descrever as texturas que sentem e discutir como os sentidos nos ajudam a entender o mundo ao nosso redor.