15 Ideias de Atividades (BNCC) de ciências ensino fundamental 2

1. Experimentos com Plantas

Uma atividade envolvente é a realização de experimentos com plantas, onde os alunos podem observar o crescimento de diferentes espécies em condições variadas, como luz, água e solo. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC 5.2.1, que aborda a observação e registro de fenômenos naturais.

2. Montagem de Ecossistemas

Os alunos podem criar pequenos ecossistemas em garrafas PET, utilizando terra, água e plantas. Essa atividade permite que eles compreendam as interações entre os seres vivos e o ambiente, alinhando-se à habilidade BNCC 5.2.2, que trata das relações ecológicas.

3. Estudo do Ciclo da Água

Uma atividade prática sobre o ciclo da água pode ser realizada através da construção de um mini ciclo da água em sala de aula. Os alunos podem observar a evaporação, condensação e precipitação, conectando-se à habilidade BNCC 5.3.1, que envolve a compreensão dos ciclos naturais.

4. Experiência com Reações Químicas

Os alunos podem realizar experiências simples que demonstrem reações químicas, como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC 5.3.2, que aborda a identificação de substâncias e suas transformações.

5. Observação de Insetos

Uma atividade ao ar livre que envolve a observação de insetos pode ser muito enriquecedora. Os alunos podem coletar amostras e estudar suas características, alinhando-se à habilidade BNCC 5.2.3, que trata da diversidade de seres vivos.

6. Criação de Maquetes de Sistemas Solar

Os alunos podem criar maquetes do sistema solar utilizando materiais recicláveis. Essa atividade permite explorar a posição e o movimento dos planetas, conectando-se à habilidade BNCC 5.4.1, que aborda o sistema solar e suas características.

7. Análise de Água

Realizar testes de qualidade da água pode ser uma atividade prática interessante. Os alunos podem coletar amostras de diferentes fontes e analisar sua potabilidade, alinhando-se à habilidade BNCC 5.3.3, que envolve a análise de recursos naturais.

8. Estudo de Climas e Biomas

Os alunos podem pesquisar e apresentar diferentes climas e biomas do Brasil. Essa atividade pode ser realizada em grupos e está relacionada à habilidade BNCC 5.4.2, que trata da diversidade de climas e suas influências nos seres vivos.

9. Experimentos com Magnetismo

Os alunos podem realizar experimentos simples com ímãs para entender os princípios do magnetismo. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC 5.3.4, que aborda as propriedades dos materiais e suas interações.

10. Criação de Diário de Observação Científica

Os alunos podem manter um diário de observação científica, registrando fenômenos naturais que observam em seu cotidiano. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC 5.1.1, que envolve a prática da investigação científica.