15 Ideias de Atividades (BNCC) de ciências do 6º ao 9º ano

1. Experimento sobre a Fotossíntese

Realizar um experimento prático onde os alunos possam observar o processo de fotossíntese em plantas aquáticas, como a elódea. Os alunos devem colocar a planta em um recipiente com água e expô-la à luz solar, observando a formação de bolhas de oxigênio. Essa atividade está alinhada à habilidade 6º ano – Ciências: Identificar as funções das partes das plantas e o processo de fotossíntese (EF06CI03).

2. Criação de um Herbário

Os alunos devem coletar folhas de diferentes plantas e criar um herbário, identificando as características de cada uma. Essa atividade promove o conhecimento sobre a biodiversidade e a classificação das plantas, alinhando-se à habilidade 7º ano – Ciências: Classificar organismos em grupos (EF07CI04).

3. Simulação do Ciclo da Água

Utilizar um recipiente transparente para simular o ciclo da água, incluindo evaporação, condensação e precipitação. Os alunos devem observar as mudanças e registrar suas observações. Essa atividade atende à habilidade 6º ano – Ciências: Compreender o ciclo da água e suas etapas (EF06CI04).

4. Estudo sobre Ecossistemas

Dividir a turma em grupos e cada grupo deve pesquisar um ecossistema específico, apresentando suas características, flora e fauna. Essa atividade está alinhada à habilidade 8º ano – Ciências: Investigar as interações entre os seres vivos e o ambiente (EF08CI05).

5. Experimento de Reações Químicas

Realizar experimentos simples que demonstrem reações químicas, como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. Os alunos devem registrar suas observações e discutir os resultados. Essa atividade se relaciona à habilidade 9º ano – Ciências: Identificar e descrever reações químicas (EF09CI03).

6. Observação de Microrganismos

Utilizar microscópios para observar microrganismos em amostras de água de diferentes fontes. Os alunos devem registrar suas descobertas e discutir a importância desses organismos. Essa atividade atende à habilidade 9º ano – Ciências: Compreender a importância dos microrganismos para os ecossistemas (EF09CI04).

7. Debate sobre Sustentabilidade

Promover um debate em sala de aula sobre práticas sustentáveis e a importância da preservação ambiental. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos. Essa atividade está alinhada à habilidade 8º ano – Ciências: Discutir a importância da sustentabilidade (EF08CI06).

8. Criação de um Projeto de Pesquisa

Os alunos devem desenvolver um projeto de pesquisa sobre um tema relacionado à biologia, como a biodiversidade local. Eles devem apresentar suas descobertas em um formato de painel. Essa atividade se relaciona à habilidade 9º ano – Ciências: Planejar e executar investigações científicas (EF09CI01).

9. Experiência de Erosão do Solo

Realizar uma experiência para demonstrar a erosão do solo utilizando areia e água. Os alunos devem observar como a água afeta a estrutura do solo e discutir suas observações. Essa atividade atende à habilidade 7º ano – Ciências: Compreender os processos de erosão e sedimentação (EF07CI06).

10. Visita a um Parque ou Reserva Natural

Organizar uma visita a um parque ou reserva natural onde os alunos possam observar a fauna e flora local. Após a visita, os alunos devem elaborar um relatório sobre suas observações. Essa atividade está alinhada à habilidade 6º ano – Ciências: Reconhecer a importância da conservação dos ambientes naturais (EF06CI05).