15 Ideias de Atividades (BNCC) de ciências 9º ano

1. Experimentos sobre a Fotossíntese

Uma atividade prática que pode ser realizada em sala de aula é a realização de experimentos sobre a fotossíntese. Os alunos podem observar como as plantas produzem oxigênio e glicose a partir da luz solar, água e dióxido de carbono. Para isso, pode-se utilizar frascos transparentes com água e folhas de plantas aquáticas, como a elódea, para demonstrar a liberação de bolhas de oxigênio. Essa atividade está alinhada à habilidade EB9CI01 da BNCC, que aborda a compreensão dos processos de produção de energia nas plantas.

2. Criação de um Herbário

Os alunos podem coletar diferentes espécies de plantas e criar um herbário, onde irão identificar e classificar as plantas de acordo com suas características. Essa atividade estimula a observação e a pesquisa, além de promover o contato com a biodiversidade local. A atividade está relacionada à habilidade EB9CI02 da BNCC, que trata da identificação e classificação de seres vivos.

3. Debate sobre Sustentabilidade

Promover um debate em sala de aula sobre práticas sustentáveis e suas importâncias para o meio ambiente é uma excelente atividade. Os alunos podem pesquisar sobre temas como reciclagem, uso consciente da água e energias renováveis, e apresentar suas conclusões. Essa atividade se alinha à habilidade EB9CI03 da BNCC, que aborda a relação entre as ações humanas e a sustentabilidade do planeta.

4. Experiência com Ciclos da Água

Realizar uma experiência que simule o ciclo da água pode ser uma forma divertida de ensinar sobre esse processo natural. Utilizando um recipiente transparente, água e uma fonte de calor, os alunos podem observar a evaporação, condensação e precipitação. Essa atividade está vinculada à habilidade EB9CI04 da BNCC, que trata dos ciclos biogeoquímicos.

5. Estudo de Ecossistemas Locais

Os alunos podem realizar um estudo de campo em um ecossistema local, como um parque ou uma área de preservação. Durante a atividade, eles devem observar a fauna e a flora, coletar dados e elaborar um relatório sobre a biodiversidade encontrada. Essa atividade está relacionada à habilidade EB9CI05 da BNCC, que aborda a análise de ecossistemas e suas interações.

6. Montagem de um Terrário

Montar um terrário em sala de aula é uma ótima maneira de ensinar sobre ecossistemas fechados. Os alunos podem utilizar recipientes transparentes, terra, plantas e pequenos animais, como insetos, para observar as interações entre os seres vivos e o ambiente. Essa atividade se alinha à habilidade EB9CI06 da BNCC, que trata das interações entre os seres vivos e o meio ambiente.

7. Experimentos com Reações Químicas

Realizar experimentos simples que demonstrem reações químicas, como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, pode ser uma forma interessante de ensinar sobre química. Os alunos podem observar a produção de gás carbônico e discutir a importância das reações químicas no cotidiano. Essa atividade está vinculada à habilidade EB9CI07 da BNCC, que aborda as transformações químicas e suas aplicações.

8. Análise de Água

Os alunos podem coletar amostras de água de diferentes fontes, como rios, lagos e torneiras, e realizar testes para verificar a presença de impurezas e a qualidade da água. Essa atividade promove a conscientização sobre a importância da água potável e está alinhada à habilidade EB9CI08 da BNCC, que trata da análise da qualidade da água e sua relação com a saúde.

9. Criação de um Projeto de Pesquisa

Os alunos podem desenvolver um projeto de pesquisa sobre um tema relacionado às ciências, como poluição, biodiversidade ou energias renováveis. Eles devem pesquisar, elaborar um relatório e apresentar suas conclusões para a turma. Essa atividade está relacionada à habilidade EB9CI09 da BNCC, que aborda a elaboração de projetos de pesquisa científica.

10. Visita a um Museu de Ciências

Organizar uma visita a um museu de ciências pode ser uma experiência enriquecedora para os alunos. Durante a visita, eles poderão observar exposições interativas e aprender sobre diversos temas científicos. Essa atividade se alinha à habilidade EB9CI10 da BNCC, que trata da valorização do conhecimento científico e da cultura científica.