15 Ideias de Atividades (BNCC) de ciências 7º ano

1. Experimentos com Plantas

Realizar experimentos com diferentes tipos de plantas é uma excelente maneira de ensinar os alunos sobre fotossíntese e crescimento vegetal. Os alunos podem cultivar plantas em diferentes condições de luz, água e solo, observando como essas variáveis afetam o crescimento. Essa atividade está alinhada à habilidade EB1_07CG01, que envolve a investigação de fatores que influenciam o desenvolvimento dos seres vivos.

2. Ciclo da Água

Uma atividade prática sobre o ciclo da água pode ser realizada através da criação de um mini ecossistema em garrafas PET. Os alunos podem observar a evaporação, condensação e precipitação em um ambiente controlado. Essa atividade se relaciona com a habilidade EB1_07CG02, que aborda a importância da água para a vida e os processos naturais.

3. Classificação de Animais

Os alunos podem criar um mural com diferentes espécies de animais, classificando-os em grupos como mamíferos, aves, répteis, entre outros. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação, alinhando-se à habilidade EB1_07CG03, que trata da classificação dos seres vivos e suas características.

4. Experiência sobre Densidade

Realizar uma experiência que demonstre a densidade de líquidos utilizando água, óleo e corante é uma forma divertida de ensinar conceitos de física e química. Os alunos podem observar como os líquidos se comportam e discutir as razões para isso, atendendo à habilidade EB1_07CG04, que envolve a compreensão das propriedades dos materiais.

5. Observação de Insetos

Levar os alunos para um passeio ao ar livre para observar insetos em seu habitat natural pode ser uma experiência enriquecedora. Eles podem coletar dados sobre a diversidade de insetos e suas funções no ecossistema, alinhando-se à habilidade EB1_07CG05, que aborda a relação entre os seres vivos e o ambiente.

6. Criação de um Herbário

Os alunos podem coletar folhas de diferentes plantas e criar um herbário, aprendendo sobre a biodiversidade local. Essa atividade promove a pesquisa e a catalogação, alinhando-se à habilidade EB1_07CG06, que envolve a identificação e classificação de espécies vegetais.

7. Experimentos com Magnetismo

Realizar experimentos simples com ímãs e objetos metálicos pode ajudar os alunos a entenderem os princípios do magnetismo. Eles podem investigar quais materiais são atraídos por ímãs e discutir suas descobertas, atendendo à habilidade EB1_07CG07, que trata das propriedades dos materiais e suas interações.

8. Estudo do Sistema Solar

Os alunos podem criar maquetes do sistema solar, representando os planetas e suas órbitas. Essa atividade estimula a criatividade e o aprendizado sobre astronomia, alinhando-se à habilidade EB1_07CG08, que envolve a compreensão do sistema solar e suas características.

9. Análise de Água

Coletar amostras de água de diferentes fontes e realizar testes de pH e turbidez é uma atividade prática que ensina sobre a qualidade da água. Os alunos podem discutir os resultados e suas implicações, alinhando-se à habilidade EB1_07CG09, que aborda a importância da água para a saúde e o meio ambiente.

10. Debate sobre Sustentabilidade

Promover um debate em sala de aula sobre práticas sustentáveis e suas implicações para o meio ambiente pode ser uma atividade muito enriquecedora. Os alunos podem pesquisar e apresentar soluções para problemas ambientais, alinhando-se à habilidade EB1_07CG10, que envolve a discussão de questões ambientais e sociais.