15 Ideias de Atividades (BNCC) de ciências 4º ano água

1. Experimento da Filtração da Água

Os alunos podem realizar um experimento simples de filtração da água utilizando materiais como areia, carvão e algodão. O objetivo é observar como diferentes camadas de materiais podem purificar a água. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC CIENCIAS4.1, que aborda a importância da água e sua potabilidade.

2. Ciclo da Água em Maquete

Os estudantes podem criar uma maquete representando o ciclo da água, utilizando papel, plástico e outros materiais recicláveis. Essa atividade permite que eles visualizem as etapas do ciclo hidrológico e compreendam a importância da água para a vida. Relaciona-se à habilidade BNCC CIENCIAS4.2, que trata dos processos naturais.

3. Jogo da Memória da Água

Desenvolver um jogo da memória com imagens e informações sobre a água, como suas propriedades e usos. Os alunos podem trabalhar em grupos, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo. Essa atividade está ligada à habilidade BNCC CIENCIAS4.3, que envolve a identificação de características da água.

4. Pesquisa sobre a Água na Comunidade

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre a qualidade da água em sua comunidade, entrevistando moradores e coletando dados. Essa atividade estimula o senso crítico e a consciência ambiental, alinhando-se à habilidade BNCC CIENCIAS4.4, que incentiva a investigação científica.

5. Criação de Cartazes Educativos

Os estudantes podem criar cartazes sobre a importância da conservação da água, utilizando desenhos e informações relevantes. Essa atividade promove a criatividade e a conscientização ambiental, relacionada à habilidade BNCC CIENCIAS4.5, que aborda a preservação dos recursos naturais.

6. Experiência de Evaporação

Realizar uma experiência simples para demonstrar a evaporação da água, utilizando pratos rasos e sol. Os alunos podem observar como a água evapora ao longo do tempo, relacionando-se à habilidade BNCC CIENCIAS4.6, que trata dos estados físicos da água.

7. Debate sobre o Uso da Água

Promover um debate em sala de aula sobre o uso consciente da água e os problemas relacionados ao desperdício. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, alinhando-se à habilidade BNCC CIENCIAS4.7, que envolve a discussão de temas relevantes.

8. Experiência de Congelação

Os alunos podem realizar uma experiência para observar a congelamento da água, utilizando formas de gelo e um congelador. Essa atividade permite que eles compreendam as mudanças de estado físico, relacionada à habilidade BNCC CIENCIAS4.8, que aborda as propriedades da água.

9. Criação de um Diário da Água

Os estudantes podem criar um diário onde registram o uso da água em suas casas por uma semana. Essa atividade promove a reflexão sobre o consumo e a importância da água, alinhando-se à habilidade BNCC CIENCIAS4.9, que incentiva a observação e a análise.

10. Experimento da Água e Óleo

Realizar um experimento para demonstrar a imiscibilidade entre água e óleo, utilizando um copo transparente. Os alunos podem observar como as duas substâncias não se misturam, relacionando-se à habilidade BNCC CIENCIAS4.10, que trata das propriedades dos líquidos.