15 Ideias de Atividades (BNCC) de ciências 2º ano corpo humano

1. Montagem do Corpo Humano

Nesta atividade, os alunos irão montar um modelo do corpo humano utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET, papelão e outros itens. O objetivo é que os estudantes identifiquem as principais partes do corpo humano, como cabeça, tronco e membros, além de aprender sobre a função de cada parte. Habilidade BNCC: (EF02CI01) – Identificar as partes do corpo humano e suas funções.

2. Jogo da Memória do Corpo Humano

Os alunos criarão um jogo da memória com cartões que apresentam diferentes órgãos e suas funções. Após a confecção, os estudantes poderão jogar em duplas, promovendo a interação e o aprendizado sobre o corpo humano de forma lúdica. Habilidade BNCC: (EF02CI02) – Reconhecer a importância dos órgãos do corpo humano.

3. Experiência com os Sentidos

Os alunos participarão de uma atividade prática onde experimentarão os cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. Serão realizados testes com diferentes alimentos, sons e texturas para que os alunos compreendam como cada sentido funciona. Habilidade BNCC: (EF02CI03) – Identificar e descrever as funções dos sentidos humanos.

4. Desenho do Corpo Humano

Nesta atividade, os alunos deverão desenhar o corpo humano e rotular as partes principais, como coração, pulmões, estômago, entre outros. Essa atividade estimula a criatividade e a memorização das partes do corpo. Habilidade BNCC: (EF02CI04) – Representar graficamente as partes do corpo humano.

5. A Importância da Alimentação

Os alunos irão pesquisar sobre a alimentação saudável e como ela afeta o corpo humano. Em seguida, poderão criar um cartaz informativo sobre os grupos alimentares e suas funções. Habilidade BNCC: (EF02CI05) – Compreender a relação entre alimentação e saúde.

6. O Ciclo da Vida

Os alunos aprenderão sobre as etapas do ciclo da vida humana, desde o nascimento até a velhice. A atividade pode incluir uma linha do tempo ilustrativa, onde cada aluno representa uma fase da vida. Habilidade BNCC: (EF02CI06) – Reconhecer as etapas do ciclo de vida dos seres humanos.

7. Experimentos com o Coração

Os alunos poderão realizar um experimento simples para entender como o coração funciona, utilizando um modelo de coração de papel e simulando a circulação do sangue. Essa atividade ajuda a visualizar o funcionamento do sistema circulatório. Habilidade BNCC: (EF02CI07) – Identificar a função do coração e a circulação sanguínea.

8. Mapa do Corpo Humano

Os alunos criarão um mapa do corpo humano em um grande papel, onde poderão colar imagens de órgãos e escrever suas funções. Essa atividade promove o aprendizado colaborativo e a fixação do conteúdo. Habilidade BNCC: (EF02CI08) – Localizar e identificar os órgãos do corpo humano em um mapa.

9. A Importância da Higiene

Os alunos discutirão a importância da higiene pessoal e como ela contribui para a saúde do corpo humano. Em seguida, poderão criar um folheto informativo sobre hábitos de higiene. Habilidade BNCC: (EF02CI09) – Compreender a importância da higiene para a saúde.

10. Teatro sobre o Corpo Humano

Os alunos poderão encenar uma peça de teatro onde cada um representará um órgão do corpo humano, explicando sua função e importância. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: (EF02CI10) – Compreender a função dos órgãos do corpo humano através da dramatização.