15 Ideias de Atividades (BNCC) de ciências 1º ano fundamental

1. Experiência com Plantas

Uma atividade prática que pode ser realizada com os alunos é a experiência com plantas. Os estudantes podem plantar sementes em copos plásticos e acompanhar seu crescimento ao longo das semanas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF01CI01, que aborda a observação de seres vivos e suas necessidades.

2. Observação do Tempo

Os alunos podem criar um diário do tempo, registrando as condições climáticas ao longo de uma semana. Essa atividade estimula a habilidade EF01CI02, que envolve a observação e registro de fenômenos naturais, promovendo a curiosidade científica dos estudantes.

3. Experimentos com Água

Realizar experimentos simples com água, como a mistura de diferentes líquidos ou a observação da evaporação, permite que os alunos compreendam propriedades da água. Essa atividade está relacionada à habilidade EF01CI03, que trata das propriedades dos materiais e suas transformações.

4. Criação de um Herbário

Os alunos podem coletar folhas de diferentes plantas e criar um herbário. Essa atividade promove a habilidade EF01CI04, que envolve a identificação e classificação de seres vivos, além de estimular a observação e o registro.

5. Montagem de um Ecossistema

Os estudantes podem montar um pequeno ecossistema em garrafas PET, utilizando terra, plantas e pequenos animais. Essa atividade está alinhada à habilidade EF01CI05, que aborda as interações entre os seres vivos e o meio ambiente.

6. Experiência com Magnetismo

Os alunos podem explorar o magnetismo utilizando ímãs e objetos do cotidiano. Essa atividade estimula a habilidade EF01CI06, que envolve a investigação de fenômenos físicos e suas aplicações.

7. Observação de Insetos

Os alunos podem sair para observar insetos em seu habitat natural, registrando suas características e comportamentos. Essa atividade está relacionada à habilidade EF01CI07, que trata da observação e descrição de seres vivos.

8. Criação de um Mapa do Corpo Humano

Os alunos podem criar um mapa do corpo humano, identificando as principais partes e suas funções. Essa atividade promove a habilidade EF01CI08, que envolve o conhecimento sobre o corpo humano e sua organização.

9. Experimentos com Som

Os alunos podem realizar experimentos para explorar como o som se propaga, utilizando copos e cordas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF01CI09, que aborda a investigação de fenômenos sonoros.

10. Observação das Estações do Ano

Os alunos podem observar as mudanças nas árvores e plantas ao longo das estações do ano, registrando suas observações em um caderno. Essa atividade está relacionada à habilidade EF01CI10, que trata das mudanças no ambiente ao longo do tempo.