15 Ideias de Atividades (BNCC) de campo geografia

1. Mapeamento de Recursos Naturais

Uma atividade prática que envolve a identificação e mapeamento de recursos naturais na região onde a escola está localizada. Os alunos podem utilizar mapas, GPS e aplicativos de mapeamento para registrar a localização de rios, montanhas, florestas e outros recursos. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF09GE02, que aborda a análise de diferentes formas de uso do espaço geográfico.

2. Estudo de Caso: Urbanização e seus Impactos

Os alunos podem realizar um estudo de caso sobre a urbanização em uma cidade próxima, analisando os impactos sociais, econômicos e ambientais. Eles devem coletar dados por meio de entrevistas, questionários e pesquisa bibliográfica. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF09GE03, que trata da análise das dinâmicas populacionais e suas implicações.

3. Criação de um Diário de Campo

Os alunos devem criar um diário de campo onde registrarão suas observações sobre o ambiente geográfico ao seu redor. Essa atividade incentiva a observação crítica e a reflexão sobre as transformações do espaço. A habilidade BNCC EF09GE01 é contemplada, pois envolve a interpretação de diferentes representações do espaço geográfico.

4. Análise de Mapas Históricos

Os alunos podem comparar mapas históricos com mapas atuais da região, identificando mudanças ao longo do tempo. Essa atividade promove a compreensão da evolução do espaço geográfico e está alinhada com a habilidade BNCC EF09GE04, que envolve a análise das transformações do território ao longo da história.

5. Projeto de Sustentabilidade Local

Desenvolver um projeto que visa a promoção da sustentabilidade na comunidade escolar, como a criação de uma horta ou a implementação de práticas de reciclagem. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF09GE05, que aborda a relação entre sociedade e natureza.

6. Visita a um Parque Ambiental

Organizar uma visita a um parque ambiental onde os alunos possam observar a biodiversidade local e aprender sobre a importância da conservação. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF09GE06, que trata da análise das interações entre os seres humanos e o meio ambiente.

7. Debate sobre Mudanças Climáticas

Promover um debate em sala de aula sobre as mudanças climáticas e suas consequências para o planeta. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos sobre o tema. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF09GE07, que envolve a análise das questões ambientais contemporâneas.

8. Criação de um Mapa Temático

Os alunos podem criar um mapa temático que represente dados sobre a população, economia ou meio ambiente de uma determinada região. Essa atividade promove a interpretação de dados geográficos e está alinhada com a habilidade BNCC EF09GE08, que trata da elaboração e interpretação de diferentes representações do espaço.

9. Jogo de Simulação de Comércio Internacional

Realizar um jogo de simulação onde os alunos representam diferentes países e negociam recursos. Essa atividade ajuda a entender as relações comerciais e está alinhada com a habilidade BNCC EF09GE09, que aborda as relações econômicas entre os países.

10. Pesquisa sobre Culturas Locais

Os alunos devem realizar uma pesquisa sobre as culturas locais, incluindo tradições, culinária e festividades. Essa atividade promove a valorização da diversidade cultural e está alinhada com a habilidade BNCC EF09GE10, que trata da análise das manifestações culturais e suas relações com o espaço geográfico.