15 Ideias de Atividades (BNCC) de basquetebol para ensino médio

1. Introdução ao Basquetebol e suas Regras

Inicie as atividades apresentando as regras básicas do basquetebol, como dribles, passes e arremessos. Utilize a habilidade BNCC EF15EF01, que aborda a compreensão das regras e a importância do respeito às normas em jogos coletivos. Os alunos devem participar de uma discussão sobre como as regras influenciam o jogo e a importância do fair play.

2. Dribles e Controle de Bola

Realize uma atividade prática focada no domínio do drible. Os alunos devem praticar diferentes tipos de dribles (alto, baixo, entre as pernas) em um percurso demarcado. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF02, que enfatiza a execução de habilidades motoras em situações de jogo. O objetivo é melhorar a coordenação e o controle da bola.

3. Passes e Recepção

Organize um exercício em duplas onde os alunos devem praticar diferentes tipos de passes (chest pass, bounce pass, overhead pass). A atividade deve ser feita em movimento, promovendo a habilidade BNCC EF15EF03, que envolve a execução de passes em situações de jogo. Essa prática ajuda a desenvolver a comunicação e o trabalho em equipe.

4. Arremessos ao Cesto

Proponha uma atividade de arremessos, onde os alunos devem tentar acertar a cesta a partir de diferentes distâncias. Utilize a habilidade BNCC EF15EF04, que trata da execução de arremessos em situações de jogo. Os alunos podem ser divididos em grupos e competir para ver quem consegue mais pontos, promovendo a motivação e a competitividade saudável.

5. Jogo de Posicionamento

Crie um jogo onde os alunos devem se posicionar corretamente em quadra, dependendo da situação de ataque ou defesa. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15EF05, que aborda a compreensão do espaço e do posicionamento tático. Os alunos devem aprender a importância do posicionamento para o sucesso da equipe.

6. Simulação de Jogo

Realize uma simulação de jogo, onde os alunos devem aplicar as habilidades aprendidas em um ambiente controlado. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15EF06, que envolve a participação em jogos e competições. Os alunos devem trabalhar em equipe e aplicar as estratégias discutidas anteriormente.

7. Análise de Jogo

Após a simulação, promova uma análise do desempenho da equipe. Os alunos devem discutir o que funcionou e o que pode ser melhorado. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15EF07, que enfatiza a reflexão sobre a prática e a autoavaliação. Essa análise crítica é essencial para o aprendizado contínuo.

8. Treinamento de Defesa

Organize uma atividade focada na defesa, onde os alunos devem praticar técnicas de marcação e posicionamento defensivo. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15EF08, que aborda a importância da defesa no basquetebol. Os alunos devem entender como a defesa pode influenciar o resultado do jogo.

9. Jogos Cooperativos

Promova jogos cooperativos que incentivem a colaboração entre os alunos, como o “basquetebol sem bola”, onde eles devem se movimentar e se comunicar para completar tarefas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF09, que enfatiza a importância do trabalho em equipe e da cooperação.

10. Torneio de Basquetebol

Finalize o ciclo de atividades com um torneio de basquetebol, onde os alunos podem aplicar tudo o que aprenderam. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15EF10, que envolve a participação em competições e o respeito às regras do jogo. O torneio deve ser uma celebração do aprendizado e do espírito esportivo.