15 Ideias de Atividades (BNCC) de basquete para ensino médio

1. Jogo de Basquete Adaptado

Uma atividade que promove a inclusão e a adaptação do basquete para todos os alunos. Os estudantes devem formar equipes e jogar basquete, mas com regras adaptadas, como a utilização de uma bola maior ou a redução do tamanho da quadra. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15EF01, que busca desenvolver a prática de esportes de forma inclusiva e respeitosa.

2. Treinamento de Lances Livres

Os alunos devem praticar lances livres, focando na técnica e na precisão. O professor pode criar um torneio interno, onde cada aluno tem a chance de realizar lances livres e acumular pontos. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15EF02, que enfatiza a importância da prática e do aperfeiçoamento técnico nas atividades esportivas.

3. Circuito de Habilidades do Basquete

Organizar um circuito que inclua dribles, passes e arremessos. Os alunos devem passar por diferentes estações, cada uma com um desafio específico. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15EF03, que incentiva o desenvolvimento de habilidades motoras e a compreensão das técnicas do basquete.

4. Análise de Jogos de Basquete

Os alunos devem assistir a um jogo de basquete e, em seguida, discutir as estratégias utilizadas pelas equipes. Essa atividade promove a análise crítica e a compreensão tática do jogo, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF04, que busca desenvolver a capacidade de análise e reflexão sobre práticas esportivas.

5. Criação de Estratégias de Jogo

Dividir os alunos em grupos e pedir que eles criem uma estratégia para um jogo de basquete. Cada grupo deve apresentar sua estratégia e justificar suas escolhas. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15EF05, que incentiva o trabalho em equipe e a criatividade na elaboração de táticas esportivas.

6. Torneio de Basquete

Organizar um torneio de basquete entre as turmas do ensino médio. Os alunos devem se inscrever em equipes e competir em jogos eliminatórios. Essa atividade promove a competição saudável e o espírito esportivo, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF06, que valoriza a participação em competições e eventos esportivos.

7. Estudo sobre a História do Basquete

Os alunos devem pesquisar e apresentar sobre a história do basquete, incluindo suas regras, evolução e principais jogadores. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15EF07, que busca promover o conhecimento sobre a cultura e a história dos esportes.

8. Jogos de Basquete em Duplas

Promover jogos de basquete em duplas, onde os alunos devem trabalhar juntos para marcar pontos. Essa atividade foca na cooperação e na comunicação entre os alunos, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF08, que enfatiza a importância do trabalho em equipe nas atividades esportivas.

9. Desafio de Arremessos de Três Pontos

Os alunos devem participar de um desafio de arremessos de três pontos, onde cada acerto vale pontos e o aluno com mais acertos ganha. Essa atividade desenvolve a precisão e a técnica de arremesso, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF09, que valoriza a prática e o aperfeiçoamento de habilidades específicas no basquete.

10. Criação de um Blog sobre Basquete

Os alunos devem criar um blog onde compartilham suas experiências, dicas e análises sobre o basquete. Essa atividade estimula a escrita e a expressão criativa, além de promover o uso de tecnologias digitais, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF10, que busca desenvolver a comunicação e a expressão em diferentes formatos.