15 Ideias de Atividades (BNCC) de basquete para ensino fundamental 2

1. Jogo de Passes

Uma atividade que envolve a prática de passes entre os alunos, promovendo a habilidade de comunicação e trabalho em equipe. Os alunos devem formar duplas e realizar passes em diferentes distâncias, utilizando diferentes tipos de passes, como o passe de peito e o passe picado. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15EF03, que aborda a prática de atividades físicas em grupo.

2. Dribles em Circuito

Crie um circuito com cones onde os alunos devem driblar a bola de basquete. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e o controle da bola. Os alunos podem ser divididos em grupos e competir para ver quem completa o circuito mais rápido, promovendo o espírito esportivo. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15EF04, que enfatiza o desenvolvimento de habilidades motoras.

3. Mini-Torneio de Basquete

Organize um mini-torneio entre as turmas, onde os alunos podem aplicar as habilidades aprendidas em jogos reais. Essa atividade incentiva a competitividade saudável e o trabalho em equipe. Os alunos devem ser divididos em equipes e jogar em um formato de eliminação. Essa atividade atende à habilidade EF15EF05, que trata da participação em competições esportivas.

4. Aulas de História do Basquete

Dedique uma aula para ensinar sobre a história do basquete, suas regras e evolução. Os alunos podem pesquisar e apresentar sobre jogadores famosos, campeonatos e a origem do esporte. Essa atividade promove o conhecimento cultural e histórico, alinhando-se à habilidade EF15AR01, que envolve a apreciação de diferentes manifestações culturais.

5. Desafio de Lances Livres

Realize um desafio de lances livres onde cada aluno deve tentar fazer o maior número de pontos possíveis em um tempo determinado. Essa atividade ajuda a desenvolver a precisão e a concentração. Os alunos podem ser incentivados a melhorar seus próprios recordes. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15EF06, que aborda a prática de habilidades específicas do basquete.

6. Atividade de Posicionamento em Quadra

Ensine os alunos sobre as posições em quadra e a importância de cada uma delas durante o jogo. Os alunos podem simular jogadas e entender como se posicionar defensivamente e ofensivamente. Essa atividade se alinha à habilidade EF15EF07, que trata da compreensão das regras e estratégias do jogo.

7. Jogos de Quebra-Gelo com Basquete

Utilize jogos de quebra-gelo que envolvam a bola de basquete para promover a integração entre os alunos. Atividades como “basquete humano” ou “passa a bola” ajudam a criar um ambiente amigável e colaborativo. Essa atividade atende à habilidade EF15EF08, que enfatiza a socialização e o respeito mútuo.

8. Treinamento de Defesa

Realize uma atividade focada em técnicas de defesa, onde os alunos aprendem a marcar adversários e a se posicionar corretamente. O treinamento pode incluir exercícios de lateralidade e posicionamento. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15EF09, que aborda a importância da defesa no basquete.

9. Criação de Coreografias com Basquete

Os alunos podem criar coreografias que incorporam movimentos de basquete, promovendo a criatividade e a expressão corporal. Essa atividade pode ser apresentada em uma aula de educação física ou em um evento escolar. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR02, que envolve a expressão artística através do movimento.

10. Análise de Jogos Profissionais

Os alunos podem assistir a um jogo de basquete profissional e, em seguida, discutir as estratégias utilizadas pelas equipes. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a análise tática do jogo. Essa atividade atende à habilidade EF15EF10, que trata da análise e reflexão sobre práticas esportivas.