15 Ideias de Atividades (BNCC) de ballet infantil

1. Introdução ao Ballet Infantil

O ballet infantil é uma atividade que promove o desenvolvimento motor, a disciplina e a criatividade das crianças. Através de atividades lúdicas e técnicas, os alunos aprendem a expressar-se artisticamente, além de desenvolver habilidades como coordenação, equilíbrio e concentração. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta a inclusão de práticas artísticas no currículo escolar, e o ballet é uma excelente opção para enriquecer o aprendizado.

2. Atividade de Aquecimento: Dança dos Animais

Nesta atividade, as crianças imitam diferentes animais enquanto se aquecem. Cada animal pode ter um movimento específico, como pular como um coelho ou deslizar como uma serpente. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: EF15AR01, que propõe a exploração de diferentes formas de movimento e expressão corporal.

3. Coreografia em Grupo: A Dança das Cores

As crianças escolhem uma cor e criam uma coreografia que represente essa cor através de movimentos e expressões. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade BNCC: EF15AR02, que incentiva a criação e a apresentação de danças.

4. Jogo de Espelhos

Divida a turma em duplas, onde um aluno é o “espelho” do outro. O espelho deve replicar os movimentos do parceiro, promovendo a atenção e a coordenação. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC: EF15AR03, que aborda a percepção e a imitação de movimentos corporais.

5. Contação de Histórias com Dança

Escolha uma história infantil e peça para as crianças representarem os personagens através da dança. Essa atividade desenvolve a expressão artística e a interpretação, alinhando-se à habilidade BNCC: EF15AR04, que propõe a relação entre a dança e outras linguagens artísticas.

6. Criação de Figurinos

As crianças podem criar seus próprios figurinos utilizando materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e a consciência ambiental, além de estar alinhada à habilidade BNCC: EF15AR05, que incentiva a criação de objetos e figurinos para apresentações.

7. Dança das Estações

As crianças representam as quatro estações do ano através de movimentos e músicas. Cada estação pode ter uma coreografia específica, promovendo a expressão corporal e a musicalidade. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: EF15AR06, que propõe a relação entre a dança e as mudanças da natureza.

8. Jogos de Ritmo

Utilizando instrumentos de percussão, as crianças podem criar diferentes ritmos e movimentos de dança. Essa atividade desenvolve a musicalidade e a coordenação motora, alinhando-se à habilidade BNCC: EF15AR07, que aborda a relação entre ritmo e movimento.

9. Dança do Balão

Cada criança deve dançar segurando um balão, evitando que ele caia no chão. Essa atividade promove o equilíbrio e a coordenação, além de ser divertida. Está alinhada à habilidade BNCC: EF15AR08, que propõe o desenvolvimento de habilidades motoras através de jogos e brincadeiras.

10. Apresentação Final

Ao final do ciclo de atividades, as crianças podem apresentar uma coreografia que sintetize tudo o que aprenderam. Essa apresentação pode ser para os pais ou para a comunidade escolar, promovendo a autoestima e a valorização do trabalho em grupo. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: EF15AR09, que incentiva a apresentação e a apreciação de produções artísticas.