15 Ideias de Atividades (BNCC) de atletismo para o ensino fundamental

1. Corrida de Velocidade

A corrida de velocidade é uma das atividades mais empolgantes do atletismo. Os alunos podem participar de uma corrida de 50 metros, onde o foco será a explosão e a técnica de partida. Os professores devem enfatizar a importância do aquecimento e da preparação física. A habilidade BNCC correspondente é EF08EF01, que aborda a prática de atividades físicas e o desenvolvimento de habilidades motoras.

2. Revezamento 4×100 metros

O revezamento 4×100 metros é uma atividade que promove o trabalho em equipe e a coordenação. Os alunos devem praticar a passagem do bastão, que é crucial para o sucesso da prova. Os professores podem dividir a turma em equipes e realizar uma competição. A habilidade BNCC correspondente é EF08EF02, que trata da importância do trabalho em equipe nas atividades esportivas.

3. Salto em Distância

O salto em distância é uma atividade que estimula a força e a técnica de salto. Os alunos devem ser orientados sobre a corrida de aproximação e a técnica de salto. Os professores podem organizar um torneio de salto em distância, onde os alunos competem para ver quem consegue saltar mais longe. A habilidade BNCC correspondente é EF08EF03, que aborda a prática de saltos e suas técnicas.

4. Lançamento de Peso

O lançamento de peso é uma atividade que desenvolve a força e a precisão. Os alunos devem aprender a técnica correta de lançamento, incluindo a posição inicial e o movimento de arremesso. Os professores podem realizar uma competição de lançamento de peso, avaliando a distância alcançada. A habilidade BNCC correspondente é EF08EF04, que trata do desenvolvimento de habilidades de lançamento.

5. Corrida de Obstáculos

A corrida de obstáculos é uma atividade que combina velocidade e agilidade. Os alunos devem praticar a superação de barreiras, como cones e saltos. Os professores podem criar um percurso com diferentes obstáculos e cronometrar os alunos. A habilidade BNCC correspondente é EF08EF05, que aborda a superação de desafios em atividades físicas.

6. Caminhada Rápida

A caminhada rápida é uma atividade acessível que promove a resistência. Os alunos podem participar de uma caminhada de 1 km, onde devem manter um ritmo acelerado. Os professores devem enfatizar a importância da postura e da respiração. A habilidade BNCC correspondente é EF08EF06, que trata da prática de atividades físicas de forma saudável.

7. Mini-Olímpíadas

As mini-olimpíadas são uma forma divertida de integrar várias modalidades do atletismo. Os alunos podem participar de diferentes provas, como corrida, salto e lançamento. Os professores podem organizar um evento com medalhas e prêmios para os vencedores. A habilidade BNCC correspondente é EF08EF07, que aborda a participação em eventos esportivos.

8. Circuito de Atividades

Um circuito de atividades pode incluir estações de corrida, salto, e lançamento. Os alunos devem passar por cada estação, realizando a atividade proposta. Os professores devem monitorar o desempenho e a técnica. A habilidade BNCC correspondente é EF08EF08, que trata do desenvolvimento de habilidades motoras em diferentes contextos.

9. Jogos de Aceleração

Os jogos de aceleração são atividades lúdicas que incentivam a velocidade. Os alunos podem participar de jogos como “pega-pega” ou “corrida de saco”. Os professores devem garantir que as regras sejam claras e que todos participem. A habilidade BNCC correspondente é EF08EF09, que aborda a importância do jogo na aprendizagem de habilidades motoras.

10. Treinamento de Flexibilidade

O treinamento de flexibilidade é essencial para prevenir lesões. Os alunos devem realizar alongamentos antes e depois das atividades. Os professores podem ensinar diferentes técnicas de alongamento e sua importância para o desempenho atlético. A habilidade BNCC correspondente é EF08EF10, que trata da importância do alongamento nas atividades físicas.