15 Ideias de Atividades (BNCC) de atletismo

1. Corrida de Velocidade

A corrida de velocidade é uma atividade fundamental no atletismo e pode ser adaptada para diferentes faixas etárias. Os alunos podem participar de uma corrida de 50 a 100 metros, onde devem se concentrar na técnica de partida e na aceleração. A habilidade BNCC correspondente é EF02EF01, que aborda o desenvolvimento da coordenação motora e a prática de atividades físicas.

2. Revezamento 4×100 metros

O revezamento 4×100 metros é uma excelente atividade para trabalhar em equipe. Os alunos são divididos em grupos de quatro e devem passar o bastão durante a corrida. Essa atividade não só melhora a velocidade, mas também ensina sobre a importância da comunicação e do trabalho em equipe. A habilidade BNCC correspondente é EF04EF01, que enfatiza a colaboração e o respeito mútuo.

3. Salto em Distância

O salto em distância é uma atividade que combina técnica e força. Os alunos devem aprender a corrida de aproximação, a decolagem e a aterrissagem. É possível realizar competições internas para incentivar a prática. A habilidade BNCC correspondente é EF05EF03, que promove o desenvolvimento das habilidades motoras e a superação de desafios.

4. Lançamento de Peso

O lançamento de peso é uma atividade que desenvolve a força e a técnica. Os alunos devem aprender a posição inicial, a técnica de lançamento e a segurança durante a prática. Essa atividade pode ser adaptada com materiais leves para iniciantes. A habilidade BNCC correspondente é EF06EF04, que aborda a prática de atividades físicas e a importância da segurança.

5. Corrida de Obstáculos

A corrida de obstáculos é uma atividade divertida que desafia os alunos a superar barreiras. Podem ser utilizados cones, cordas e outros materiais para criar um percurso. Essa atividade melhora a agilidade e a coordenação. A habilidade BNCC correspondente é EF07EF02, que enfatiza a superação de desafios e o desenvolvimento da resistência.

6. Caminhada Rítmica

A caminhada rítmica é uma atividade que pode ser realizada em grupo, onde os alunos caminham ao som de músicas. Essa prática promove a socialização e o condicionamento físico. A habilidade BNCC correspondente é EF08EF01, que aborda a importância da atividade física para a saúde e o bem-estar.

7. Mini-Olímpíadas

Organizar mini-olimpíadas na escola é uma maneira de incentivar a prática do atletismo. Os alunos podem participar de diversas modalidades, como corrida, salto e lançamento. Essa atividade promove o espírito esportivo e a inclusão. A habilidade BNCC correspondente é EF09EF03, que enfatiza a participação em atividades coletivas e o respeito às regras.

8. Circuito de Atividades

Um circuito de atividades pode incluir diferentes estações com exercícios de atletismo, como saltos, corridas e lançamentos. Os alunos passam por cada estação, desenvolvendo diferentes habilidades. A habilidade BNCC correspondente é EF10EF02, que aborda a diversidade de práticas corporais e a importância da atividade física.

9. Jogos de Atletismo

Os jogos de atletismo são uma forma lúdica de ensinar as modalidades. Os alunos podem participar de competições amistosas, onde aprendem sobre regras e estratégias. A habilidade BNCC correspondente é EF11EF01, que enfatiza a prática de jogos e a construção de relações sociais.

10. Treinamento Funcional

O treinamento funcional pode ser adaptado para incluir exercícios de atletismo, como sprints e saltos. Essa atividade melhora a força e a resistência dos alunos. A habilidade BNCC correspondente é EF12EF03, que aborda a importância do condicionamento físico e da saúde.