15 Ideias de Atividades (BNCC) de artesanato

1. Criação de Máscaras de Animais

Uma atividade divertida que estimula a criatividade dos alunos é a confecção de máscaras de animais utilizando papel, tintas e outros materiais recicláveis. Os alunos podem explorar diferentes texturas e cores, desenvolvendo habilidades motoras e artísticas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (Arte) EF15AR01, que propõe a criação de obras a partir de diferentes materiais.

2. Pintura em Tecido

A pintura em tecido é uma excelente forma de trabalhar a expressão artística. Os alunos podem criar suas próprias camisetas ou sacolas personalizadas, utilizando tintas específicas para tecido. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15AR02, que incentiva a experimentação de diferentes técnicas e materiais na arte.

3. Montagem de Móbiles

Os móbiles são uma forma lúdica de trabalhar com formas e cores. Os alunos podem utilizar papel colorido, cordas e outros materiais para criar móbiles que representem temas estudados em sala de aula. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15AR03, que aborda a criação de composições artísticas.

4. Criação de Cartões Pop-Up

A confecção de cartões pop-up é uma atividade que combina arte e técnica. Os alunos podem criar cartões para diferentes ocasiões, utilizando papel colorido e tesoura. Essa atividade estimula a coordenação motora e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR04, que propõe a criação de objetos artísticos com diferentes materiais.

5. Esculturas com Materiais Recicláveis

Utilizar materiais recicláveis para criar esculturas é uma forma de conscientizar os alunos sobre a importância da sustentabilidade. Os alunos podem trabalhar em grupos para desenvolver suas esculturas, promovendo o trabalho em equipe e a criatividade. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR05, que incentiva a criação de obras a partir de materiais diversos.

6. Colagem de Revistas

A colagem é uma técnica artística que permite aos alunos expressarem suas ideias de forma visual. Utilizando recortes de revistas, os alunos podem criar composições que representem seus sentimentos ou temas estudados. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15AR06, que propõe a experimentação de diferentes linguagens artísticas.

7. Criação de Bonecos de Papel

A confecção de bonecos de papel é uma atividade que estimula a imaginação e a narrativa. Os alunos podem criar personagens e desenvolver histórias em torno deles. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR07, que incentiva a criação de narrativas visuais.

8. Pintura com Esponjas

A pintura com esponjas é uma técnica que permite aos alunos explorarem diferentes formas de aplicar tinta. Os alunos podem criar obras abstratas ou representar paisagens, desenvolvendo sua percepção estética. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15AR08, que propõe a experimentação de diferentes técnicas de pintura.

9. Criação de Bijuterias com Materiais Naturais

Utilizar materiais naturais, como sementes e conchas, para criar bijuterias é uma forma de trabalhar a arte de forma sustentável. Os alunos podem desenvolver colares, pulseiras e outros acessórios, estimulando a criatividade e a coordenação motora. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR09, que incentiva a criação de objetos artísticos a partir de elementos da natureza.

10. Confecção de Painéis Artísticos

A criação de painéis artísticos em grupo é uma atividade que promove a colaboração e a expressão coletiva. Os alunos podem trabalhar juntos para desenvolver um tema, utilizando diferentes técnicas e materiais. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15AR10, que propõe a criação de obras coletivas que reflitam a diversidade cultural.