15 Ideias de Atividades (BNCC) de artes visuais no ensino fundamental

1. Criação de Máscaras com Elementos da Cultura Brasileira

Os alunos podem explorar a diversidade cultural do Brasil criando máscaras inspiradas em diferentes regiões do país. Essa atividade pode incluir pesquisa sobre as tradições e significados das máscaras, além de técnicas de pintura e colagem. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Pintura Coletiva em Grande Escala

Promova uma atividade de pintura coletiva onde os alunos trabalham juntos para criar um mural. Essa atividade estimula a colaboração e a expressão artística em grupo, permitindo que cada aluno contribua com sua visão. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Montagem de Collages com Materiais Recicláveis

Os alunos podem utilizar materiais recicláveis para criar colagens que representem temas sociais ou ambientais. Essa atividade incentiva a criatividade e a consciência sobre a sustentabilidade. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Estudo e Recriação de Obras de Artistas Famosos

Os alunos escolhem uma obra de um artista famoso e a recriam utilizando suas próprias técnicas e estilos. Essa atividade ajuda a desenvolver a apreciação pela arte e o entendimento de diferentes estilos artísticos. Habilidade BNCC: EF15AR04.

5. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, combinando arte e narrativa. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de contar histórias visualmente. Habilidade BNCC: EF15AR05.

6. Oficina de Escultura com Argila

Os alunos têm a oportunidade de trabalhar com argila para criar esculturas. Essa atividade desenvolve habilidades motoras e a compreensão de formas tridimensionais. Habilidade BNCC: EF15AR06.

7. Criação de Cartazes para Campanhas Sociais

Os alunos podem desenvolver cartazes que abordem questões sociais relevantes, utilizando técnicas de design gráfico. Essa atividade promove a conscientização e o engajamento cívico. Habilidade BNCC: EF15AR07.

8. Estudo de Cores e Composição em Pintura

Os alunos aprendem sobre a teoria das cores e composição ao criar suas próprias obras de arte. Essa atividade é fundamental para o desenvolvimento de habilidades artísticas e estéticas. Habilidade BNCC: EF15AR08.

9. Criação de Fotografia Artística

Os alunos exploram a fotografia como forma de arte, aprendendo sobre enquadramento, luz e composição. Essa atividade incentiva a observação e a expressão pessoal. Habilidade BNCC: EF15AR09.

10. Análise de Obras de Arte e Crítica Artística

Os alunos analisam obras de arte e praticam a crítica artística, discutindo técnicas, temas e contextos. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a apreciação estética. Habilidade BNCC: EF15AR10.

11. Criação de Projetos de Arte Digital

Os alunos podem utilizar softwares de design para criar obras de arte digital. Essa atividade introduz os alunos ao mundo da arte contemporânea e às novas tecnologias. Habilidade BNCC: EF15AR11.

12. Exploração de Técnicas de Impressão

Os alunos aprendem diferentes técnicas de impressão, como serigrafia e linoleogravura, criando suas próprias obras. Essa atividade é uma forma de conectar a arte tradicional com a contemporânea. Habilidade BNCC: EF15AR12.

13. Criação de Arte com Materiais Naturais

Os alunos podem coletar materiais naturais, como folhas e pedras, para criar obras de arte. Essa atividade promove a conexão com a natureza e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR13.

14. Desenvolvimento de Projetos de Arte Comunitária

Os alunos podem planejar e executar um projeto de arte que envolva a comunidade, como um mural ou uma instalação. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a responsabilidade social. Habilidade BNCC: EF15AR14.

15. Criação de Livros de Artista

Os alunos podem criar seus próprios livros de artista, combinando texto e imagem. Essa atividade incentiva a expressão pessoal e a experimentação com diferentes mídias. Habilidade BNCC: EF15AR15.