15 Ideias de Atividades (BNCC) de artes sobre caricatura

1. Caricaturas de Personagens Históricos

Nesta atividade, os alunos devem escolher um personagem histórico e criar uma caricatura que represente suas características mais marcantes. Essa atividade estimula a pesquisa e o entendimento sobre a figura escolhida, além de desenvolver a habilidade de observação e interpretação artística. Habilidade BNCC: (EF15AR01) – Identificar e utilizar elementos da linguagem visual.

2. Auto-retrato Caricatural

Os alunos devem criar um auto-retrato em forma de caricatura, enfatizando características que consideram mais engraçadas ou marcantes em si mesmos. Essa atividade promove a autoexpressão e a reflexão sobre a identidade pessoal. Habilidade BNCC: (EF15AR02) – Produzir obras de arte a partir de referências pessoais.

3. Caricaturas de Celebridades

Os alunos escolhem uma celebridade e criam uma caricatura que destaque suas características físicas e comportamentais. Essa atividade incentiva a pesquisa sobre a vida da celebridade e a crítica social através da arte. Habilidade BNCC: (EF15AR03) – Analisar e interpretar obras de arte e suas relações com o contexto social.

4. Caricaturas em Grupo

Dividir a turma em grupos e pedir que cada grupo crie uma caricatura coletiva, onde cada aluno contribui com um elemento. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a colaboração, além de estimular a criatividade. Habilidade BNCC: (EF15AR04) – Trabalhar em grupo para a produção de arte.

5. Desenho de Caricaturas em Movimento

Os alunos devem desenhar caricaturas de pessoas em movimento, como dançarinos ou atletas. Essa atividade ajuda a desenvolver a percepção de movimento e a dinâmica corporal, além de exercitar a técnica de desenho. Habilidade BNCC: (EF15AR05) – Representar o movimento em produções artísticas.

6. Caricaturas e Humor

Os alunos devem criar caricaturas que transmitam uma piada ou uma situação engraçada. Essa atividade estimula o senso de humor e a criatividade, além de promover a reflexão sobre o papel do humor na arte. Habilidade BNCC: (EF15AR06) – Explorar o humor como forma de expressão artística.

7. Caricaturas e Crítica Social

Os alunos devem desenvolver caricaturas que abordem questões sociais atuais, como política ou meio ambiente. Essa atividade incentiva a reflexão crítica e o uso da arte como forma de protesto e conscientização. Habilidade BNCC: (EF15AR07) – Utilizar a arte como forma de crítica e reflexão social.

8. Caricaturas em Diferentes Estilos

Os alunos exploram diferentes estilos artísticos, como cubismo ou surrealismo, para criar caricaturas. Essa atividade promove a experimentação e o conhecimento sobre diversos movimentos artísticos. Habilidade BNCC: (EF15AR08) – Experimentar diferentes estilos e técnicas na produção artística.

9. Caricaturas Digitais

Utilizando ferramentas digitais, os alunos devem criar caricaturas em formato digital. Essa atividade introduz os alunos ao uso de tecnologia na arte, desenvolvendo habilidades digitais e criativas. Habilidade BNCC: (EF15AR09) – Utilizar tecnologias digitais na produção artística.

10. Exposição de Caricaturas

Os alunos organizam uma exposição com suas caricaturas, apresentando-as para a comunidade escolar. Essa atividade desenvolve habilidades de organização e comunicação, além de valorizar o trabalho artístico dos alunos. Habilidade BNCC: (EF15AR10) – Planejar e realizar exposições de arte.