15 Ideias de Atividades (BNCC) de artes para o 6º ano

1. Criação de Máscaras Culturais

Os alunos podem explorar a diversidade cultural do Brasil através da criação de máscaras inspiradas em diferentes tradições. Essa atividade permite que os estudantes pesquisem sobre as culturas indígenas, africanas e europeias, refletindo sobre a importância da arte na identidade cultural. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Pintura Coletiva

Organizar uma pintura coletiva em um mural da escola é uma excelente forma de promover o trabalho em equipe. Os alunos podem discutir e escolher um tema que represente a comunidade escolar, utilizando diferentes técnicas de pintura. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Estudo de Artistas Brasileiros

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre artistas brasileiros renomados, como Tarsila do Amaral ou Romero Britto. Em seguida, devem criar uma obra inspirada no estilo do artista escolhido, promovendo a análise crítica e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Montagem de um Livro de Arte

Os estudantes podem coletar imagens de suas obras e de obras de artistas que admiram para montar um livro de arte. Essa atividade estimula a organização e a reflexão sobre o processo criativo, além de desenvolver habilidades de escrita ao descrever suas inspirações. Habilidade BNCC: EF15AR04.

5. Criação de um Vídeo de Stop Motion

Utilizando materiais recicláveis, os alunos podem criar um vídeo de stop motion que conte uma história ou represente uma ideia artística. Essa atividade envolve planejamento, trabalho em grupo e o uso de tecnologia, estimulando a criatividade e a inovação. Habilidade BNCC: EF15AR05.

6. Oficina de Escultura com Argila

Promover uma oficina de escultura com argila permite que os alunos explorem a tridimensionalidade. Eles podem criar figuras que representem elementos da natureza ou personagens de histórias, desenvolvendo habilidades motoras e a percepção espacial. Habilidade BNCC: EF15AR06.

7. Análise de Obras de Arte

Os alunos podem escolher uma obra de arte famosa e realizar uma análise crítica, discutindo os elementos visuais, o contexto histórico e a mensagem transmitida. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a apreciação estética. Habilidade BNCC: EF15AR07.

8. Criação de Cartazes Temáticos

Os estudantes podem desenvolver cartazes sobre temas sociais ou ambientais, utilizando técnicas de colagem e pintura. Essa atividade promove a conscientização e a expressão artística, além de incentivar o debate sobre questões relevantes. Habilidade BNCC: EF15AR08.

9. Performance Teatral

Os alunos podem criar uma pequena peça teatral que envolva elementos de artes visuais, como figurinos e cenários feitos por eles mesmos. Essa atividade integra diferentes linguagens artísticas e estimula a criatividade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15AR09.

10. Exposição de Arte na Escola

Organizar uma exposição de arte com as obras produzidas pelos alunos ao longo do semestre é uma forma de valorizar o trabalho deles. Os estudantes podem apresentar suas criações e explicar o processo artístico, promovendo a autoconfiança e a comunicação. Habilidade BNCC: EF15AR10.