15 Ideias de Atividades (BNCC) de artes para ensino fundamental

A primeira ideia de atividade é a criação de um mural colaborativo, onde os alunos podem expressar suas emoções e sentimentos através de desenhos e pinturas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR01, que propõe a apreciação e a produção de obras de arte. Os alunos podem trabalhar em grupos, discutindo o que cada um deseja representar, promovendo a interação e o trabalho em equipe.

A segunda atividade envolve a exploração de diferentes técnicas de pintura, como aquarela, guache e tinta a óleo. Os alunos devem experimentar cada técnica e criar uma obra que represente um tema escolhido em sala de aula. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR02, que incentiva a experimentação e a criação artística.

Uma terceira ideia é a realização de uma exposição de arte na escola, onde os alunos podem apresentar suas obras para a comunidade escolar. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15AR03, que aborda a comunicação e a apreciação das produções artísticas. Os alunos podem trabalhar na divulgação do evento, criando cartazes e convites.

A quarta atividade consiste em uma oficina de escultura, onde os alunos podem trabalhar com argila ou materiais recicláveis para criar suas próprias esculturas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR04, que propõe a criação de obras tridimensionais e a reflexão sobre o espaço e a forma.

Outra ideia é a realização de uma pesquisa sobre artistas brasileiros e suas obras. Os alunos podem escolher um artista para estudar e, em seguida, apresentar suas descobertas para a turma. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR05, que incentiva a pesquisa e a apreciação da arte brasileira.

A sexta atividade envolve a criação de um diário de arte, onde os alunos podem registrar suas experiências artísticas, reflexões e inspirações. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR06, que propõe a documentação do processo criativo e a reflexão sobre a produção artística.

A sétima ideia é a realização de uma atividade de arte e natureza, onde os alunos podem coletar materiais naturais, como folhas e pedras, para criar obras de arte. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR07, que propõe a relação entre arte e meio ambiente.

A oitava atividade consiste em uma apresentação de dança, onde os alunos podem criar coreografias inspiradas em diferentes estilos de dança. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR08, que aborda a expressão corporal e a apreciação da dança como forma de arte.

A nona ideia é a criação de um projeto de arte comunitária, onde os alunos podem trabalhar em conjunto com a comunidade para criar uma obra de arte que represente a identidade local. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR09, que propõe a interação entre a arte e a comunidade.

Por fim, a décima atividade envolve a realização de um concurso de arte, onde os alunos podem submeter suas obras para avaliação. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR10, que incentiva a competição saudável e a valorização da produção artística.