15 Ideias de Atividades (BNCC) de artes para 7º ano

1. Criação de Mosaicos com Materiais Recicláveis

Os alunos podem criar mosaicos utilizando materiais recicláveis, como tampinhas de garrafa, pedaços de papel e outros itens que seriam descartados. Essa atividade estimula a criatividade e a consciência ambiental. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR01, que aborda a experimentação e a criação artística a partir de diferentes materiais.

2. Pintura Coletiva em Grande Escala

Organizar uma pintura coletiva em uma parede da escola ou em um grande papel pode ser uma forma de integrar os alunos e desenvolver o trabalho em equipe. Essa atividade permite que os estudantes explorem técnicas de pintura e cores, alinhando-se à habilidade EF15AR02, que trata da apreciação e da criação de obras de arte.

3. Montagem de Exposição de Artes

Os alunos podem ser desafiados a criar uma exposição de suas obras, onde cada um apresenta suas criações e explica o processo criativo. Essa atividade promove a reflexão sobre a própria produção artística e a habilidade EF15AR03, que envolve a análise e a crítica de obras de arte.

4. Estudo de Artistas Brasileiros

Os alunos podem pesquisar sobre artistas brasileiros e suas obras, apresentando suas descobertas em sala de aula. Essa atividade estimula a pesquisa e o conhecimento sobre a arte nacional, alinhando-se à habilidade EF15AR04, que aborda a valorização da cultura brasileira.

5. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os estudantes podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenvolvendo personagens e enredos. Essa atividade estimula a narrativa visual e a expressão artística, de acordo com a habilidade EF15AR05, que trata da construção de narrativas por meio da arte.

6. Oficina de Teatro de Sombras

Realizar uma oficina de teatro de sombras, onde os alunos criam personagens e cenários para contar histórias, é uma forma de integrar artes visuais e cênicas. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR06, que envolve a criação e a apreciação de diferentes linguagens artísticas.

7. Criação de Vídeos Artísticos

Os alunos podem produzir vídeos que retratem suas visões sobre temas sociais ou culturais, utilizando técnicas de edição e filmagem. Essa atividade estimula a criatividade e a reflexão crítica, alinhando-se à habilidade EF15AR07, que trata da produção de obras audiovisuais.

8. Desenho ao Ar Livre

Levar os alunos para desenhar ao ar livre, em um parque ou na escola, permite que eles se conectem com a natureza e desenvolvam suas habilidades de observação. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR08, que envolve a observação e a representação do mundo ao redor.

9. Criação de Máscaras Culturais

Os alunos podem pesquisar e criar máscaras inspiradas em diferentes culturas, explorando a diversidade cultural e a expressão artística. Essa atividade se alinha à habilidade EF15AR09, que aborda a valorização da diversidade cultural por meio da arte.

10. Análise de Obras de Arte Famosas

Promover discussões em sala de aula sobre obras de arte famosas, analisando suas características e contextos históricos, é uma forma de desenvolver o olhar crítico dos alunos. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR10, que envolve a análise crítica de obras de arte e sua contextualização.