15 Ideias de Atividades (BNCC) de Artes para 5º Ano

1. Criação de Máscaras com Materiais Recicláveis

Nesta atividade, os alunos irão criar máscaras utilizando materiais recicláveis, como papelão, garrafas PET e tecidos. A proposta estimula a criatividade e a consciência ambiental. Os alunos podem pesquisar sobre diferentes culturas e suas tradições de máscaras, promovendo uma discussão sobre diversidade cultural. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Pintura Coletiva em Grande Escala

Os alunos serão divididos em grupos para criar uma pintura coletiva em uma grande folha de papel ou em uma parede da escola. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a expressão artística. Os alunos podem escolher um tema que represente a comunidade escolar. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Estudo e Recriação de Obras de Artistas Famosos

Os alunos irão pesquisar sobre um artista famoso e recriar uma de suas obras utilizando diferentes técnicas, como pintura, colagem ou desenho. Essa atividade ajuda os alunos a entenderem a história da arte e a importância de cada artista. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos serão incentivados a criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e cenários que eles mesmos desenharão. Essa atividade estimula a narrativa visual e a criatividade, além de desenvolver habilidades de escrita. Habilidade BNCC: EF15AR04.

5. Montagem de um Mural Temático

Os alunos irão trabalhar juntos para montar um mural temático que represente um assunto estudado em sala de aula, como meio ambiente ou diversidade. Essa atividade promove a colaboração e a expressão artística em grupo. Habilidade BNCC: EF15AR05.

6. Criação de Instrumentos Musicais com Materiais Recicláveis

Os alunos poderão criar instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis, como latas, garrafas e papel. Após a confecção, eles poderão apresentar uma pequena performance musical, explorando ritmos e sons. Habilidade BNCC: EF15AR06.

7. Dança e Movimento: Coreografias em Grupo

Nesta atividade, os alunos irão criar coreografias em grupo, utilizando diferentes estilos de dança. A atividade promove a expressão corporal e a socialização entre os alunos, além de desenvolver a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15AR07.

8. Criação de um Livro de Arte Coletivo

Os alunos irão criar um livro de arte coletivo, onde cada um poderá contribuir com uma página ilustrada ou um poema. Essa atividade estimula a criatividade e a apreciação da arte, além de promover a leitura. Habilidade BNCC: EF15AR08.

9. Teatro de Fantoches: Criação e Apresentação

Os alunos irão criar fantoches utilizando materiais diversos e, em seguida, elaborar uma pequena peça de teatro. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão oral e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15AR09.

10. Fotografia e Montagem de um Álbum Temático

Os alunos poderão explorar a fotografia, tirando fotos de elementos que representam a escola ou a comunidade. Em seguida, eles irão montar um álbum temático, promovendo a reflexão sobre o espaço em que vivem. Habilidade BNCC: EF15AR10.