15 Ideias de Atividades (BNCC) de artes fundamental 2

1. Criação de Máscaras com Materiais Recicláveis

Os alunos podem criar máscaras utilizando materiais recicláveis, como papelão, garrafas PET e tecidos. Essa atividade estimula a criatividade e a consciência ambiental. Os estudantes devem pesquisar sobre a história das máscaras em diferentes culturas, promovendo uma conexão com a diversidade cultural. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Pintura Coletiva em Grande Escala

Organizar uma pintura coletiva em um mural da escola permite que os alunos expressem suas ideias e sentimentos de forma colaborativa. Essa atividade pode ser realizada com tintas acrílicas e pincéis grandes, incentivando a interação entre os estudantes. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Estudo e Criação de Graffiti

Os alunos podem estudar a arte do graffiti e suas origens, e em seguida, criar suas próprias obras em papel ou em uma parede designada. Essa atividade promove a pesquisa sobre a cultura urbana e a expressão artística contemporânea. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Montagem de um Livro de Artista

Cada aluno pode criar um livro de artista, onde eles podem incluir desenhos, colagens e textos que representem suas experiências e sentimentos. Essa atividade estimula a reflexão pessoal e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR04.

5. Dança e Movimento Criativo

Os alunos podem participar de uma oficina de dança, onde serão incentivados a criar suas próprias coreografias. Essa atividade promove a expressão corporal e a criatividade, além de trabalhar a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15AR05.

6. Análise de Obras de Arte

Os estudantes podem escolher uma obra de arte famosa e realizar uma análise crítica, discutindo os elementos visuais e o contexto histórico. Essa atividade desenvolve o olhar crítico e a apreciação estética. Habilidade BNCC: EF15AR06.

7. Criação de Roupas com Tecido e Materiais Alternativos

Os alunos podem criar peças de vestuário utilizando tecidos e materiais alternativos, como sacolas plásticas. Essa atividade promove a criatividade e a sustentabilidade, além de permitir que os alunos explorem a moda como forma de expressão. Habilidade BNCC: EF15AR07.

8. Produção de Vídeos Artísticos

Os alunos podem criar curtas-metragens que abordem temas artísticos ou sociais. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a utilização de tecnologias, além de promover a expressão artística através do audiovisual. Habilidade BNCC: EF15AR08.

9. Criação de um Blog de Artes

Os alunos podem desenvolver um blog onde compartilham suas produções artísticas e reflexões sobre arte. Essa atividade incentiva a escrita criativa e a utilização de plataformas digitais para a divulgação de trabalhos. Habilidade BNCC: EF15AR09.

10. Teatro de Sombras

Os estudantes podem criar um teatro de sombras, desenvolvendo histórias e personagens que serão representados através de silhuetas. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa, além de promover o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15AR10.

11. Criação de Cartazes Artísticos

Os alunos podem desenvolver cartazes que promovam uma causa social ou ambiental, utilizando técnicas de colagem e pintura. Essa atividade estimula a conscientização e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR11.

12. Oficina de Escultura com Argila

Os estudantes podem participar de uma oficina de escultura, utilizando argila para criar suas próprias obras. Essa atividade promove a coordenação motora e a expressão artística tridimensional. Habilidade BNCC: EF15AR12.

13. Estudo de Música e Ritmo

Os alunos podem explorar diferentes estilos musicais e criar suas próprias composições. Essa atividade estimula a criatividade e o entendimento da linguagem musical. Habilidade BNCC: EF15AR13.

14. Criação de Fantoches e Teatro de Fantoches

Os estudantes podem criar fantoches utilizando materiais diversos e, em seguida, apresentar uma peça de teatro. Essa atividade promove a criatividade e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15AR14.

15. Exposição de Arte na Escola

Os alunos podem organizar uma exposição de suas produções artísticas, convidando a comunidade escolar para participar. Essa atividade promove a valorização da arte e o reconhecimento do trabalho dos estudantes. Habilidade BNCC: EF15AR15.