15 Ideias de Atividades (BNCC) de artes ensino médio

1. Criação de Murais Coletivos

Uma atividade que promove a colaboração entre os alunos é a criação de murais coletivos. Os estudantes podem trabalhar em grupos para desenvolver um mural que represente um tema específico da cultura brasileira ou de uma corrente artística. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Análise de Obras de Arte

Os alunos podem escolher uma obra de arte famosa e realizar uma análise detalhada, abordando aspectos como técnica, estilo, contexto histórico e impacto cultural. Essa atividade incentiva a pesquisa e a reflexão crítica sobre a arte. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Produção de Vídeos Artísticos

Os estudantes podem criar vídeos curtos que expressem suas interpretações de um tema artístico. Essa atividade pode incluir a utilização de diferentes técnicas de filmagem e edição, promovendo o uso de tecnologias digitais na arte. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Estudo de Movimentos Artísticos

Os alunos podem pesquisar e apresentar sobre diferentes movimentos artísticos, como o Impressionismo ou o Modernismo. Essa atividade pode ser realizada em formato de seminário, onde cada grupo apresenta suas descobertas para a turma. Habilidade BNCC: EF15AR04.

5. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os estudantes podem desenvolver histórias em quadrinhos que abordem temas sociais ou culturais relevantes. Essa atividade estimula a narrativa visual e a criatividade, além de permitir que os alunos expressem suas opiniões sobre questões contemporâneas. Habilidade BNCC: EF15AR05.

6. Oficina de Pintura ao Ar Livre

Realizar uma oficina de pintura ao ar livre permite que os alunos se conectem com a natureza e explorem diferentes técnicas de pintura. Essa atividade pode ser inspirada por artistas que trabalharam ao ar livre, como Claude Monet. Habilidade BNCC: EF15AR06.

7. Criação de Esculturas com Materiais Recicláveis

Os alunos podem utilizar materiais recicláveis para criar esculturas, promovendo a consciência ambiental e a criatividade. Essa atividade pode ser complementada com uma discussão sobre a importância da sustentabilidade na arte. Habilidade BNCC: EF15AR07.

8. Estudo de Fotografia Artística

Os estudantes podem explorar a fotografia como forma de expressão artística. A atividade pode incluir uma sessão de fotos onde os alunos capturam imagens que representem um tema específico, seguido de uma análise das fotos tiradas. Habilidade BNCC: EF15AR08.

9. Criação de Performance Art

Os alunos podem desenvolver uma performance artística que aborde um tema social ou cultural. Essa atividade permite que os estudantes explorem a arte como forma de protesto ou reflexão, utilizando o corpo como meio de expressão. Habilidade BNCC: EF15AR09.

10. Montagem de Exposições de Arte

Os estudantes podem organizar uma exposição com as obras produzidas durante o semestre. Essa atividade envolve planejamento, curadoria e apresentação, proporcionando uma experiência prática sobre como funciona o mundo das artes. Habilidade BNCC: EF15AR10.

11. Criação de Música e Artes Visuais

Os alunos podem compor uma música original e criar uma obra visual que a represente. Essa atividade integra diferentes linguagens artísticas e estimula a criatividade, além de promover a interdisciplinaridade. Habilidade BNCC: EF15AR11.

12. Estudo de Arte Digital

A atividade pode envolver a criação de obras de arte digital utilizando softwares específicos. Os alunos podem explorar técnicas de design gráfico e ilustração digital, refletindo sobre a evolução da arte na era digital. Habilidade BNCC: EF15AR12.

13. Análise de Filmes e Documentários Artísticos

Os estudantes podem assistir a filmes ou documentários que abordem temas artísticos e, em seguida, realizar uma discussão ou redação sobre as impressões que tiveram. Essa atividade estimula a análise crítica e a reflexão sobre a arte no cinema. Habilidade BNCC: EF15AR13.

14. Criação de Zines Artísticos

Os alunos podem produzir zines que reúnam suas obras e reflexões sobre a arte. Essa atividade incentiva a autoexpressão e a divulgação de ideias, além de promover o entendimento sobre a cultura do zine. Habilidade BNCC: EF15AR14.

15. Debates sobre Arte Contemporânea

Os estudantes podem participar de debates sobre questões atuais relacionadas à arte contemporânea, como a arte e a tecnologia, ou a arte como forma de ativismo. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15AR15.