15 Ideias de Atividades (BNCC) de artes ensino fundamental 2

1. Criação de Máscaras Culturais

Os alunos podem explorar a diversidade cultural brasileira através da criação de máscaras inspiradas em diferentes tradições. Essa atividade permite que os estudantes pesquisem sobre as culturas indígenas, africanas e europeias, desenvolvendo habilidades de pesquisa e expressão artística. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR01, que aborda a apreciação e a produção de arte a partir de referências culturais.

2. Pintura Coletiva

Organizar uma pintura coletiva em grande escala pode ser uma forma divertida de incentivar a colaboração entre os alunos. Eles podem trabalhar juntos para criar um mural que represente a identidade da turma ou da escola. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15AR02, que envolve a criação de obras de arte em grupo e a reflexão sobre o processo criativo.

3. Estudo de Artistas Brasileiros

Os alunos podem escolher um artista brasileiro para estudar e, em seguida, criar uma obra inspirada nesse artista. Essa atividade promove a pesquisa e a análise crítica, além de incentivar a criatividade. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR03, que envolve a análise de obras de arte e a produção de trabalhos inspirados nelas.

4. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e desenvolver uma peça de teatro, explorando temas relevantes para a sua realidade. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão verbal e a colaboração. A habilidade correspondente é EF15AR04, que trata da criação e apresentação de produções teatrais.

5. Fotografia e Montagem de Álbum

Os alunos podem aprender sobre fotografia e criar um álbum que documente um evento escolar ou uma atividade da turma. Essa atividade promove a observação e a criatividade, além de desenvolver habilidades técnicas. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR05, que envolve a produção de imagens e a reflexão sobre seu significado.

6. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenvolvendo personagens e enredos que reflitam suas vivências. Essa atividade estimula a narrativa visual e a criatividade. A habilidade correspondente é EF15AR06, que trata da produção de narrativas visuais e da análise de histórias em quadrinhos.

7. Dança e Movimento

Os alunos podem explorar diferentes estilos de dança, criando uma apresentação que reflita a diversidade cultural. Essa atividade promove a expressão corporal e a consciência rítmica. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR07, que envolve a criação e a apresentação de coreografias.

8. Criação de Instrumentos Musicais

Os alunos podem construir instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis e, em seguida, criar uma apresentação musical. Essa atividade estimula a criatividade e a consciência ambiental. A habilidade correspondente é EF15AR08, que aborda a produção musical e a apreciação de diferentes sonoridades.

9. Exposição de Arte

Os alunos podem organizar uma exposição de suas obras de arte, aprendendo sobre curadoria e apresentação. Essa atividade promove a valorização do trabalho artístico e a reflexão sobre o processo criativo. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR09, que envolve a organização e a apresentação de exposições de arte.

10. Análise de Filmes de Animação

Os alunos podem assistir a filmes de animação e discutir os elementos artísticos presentes, como a narrativa, a música e a estética visual. Essa atividade estimula a análise crítica e a apreciação da arte cinematográfica. A habilidade correspondente é EF15AR10, que trata da análise de produções audiovisuais e da reflexão sobre seu impacto cultural.