15 Ideias de Atividades (BNCC) de artes ensino fundamental 1º ano

1. Pintura com os Dedos

Uma atividade divertida que estimula a criatividade dos alunos é a pintura com os dedos. Os alunos podem usar tinta guache e papel para criar obras de arte únicas. Essa atividade está alinhada com a habilidade da BNCC (Arte) que propõe a exploração de diferentes técnicas e materiais para a produção artística. Habilidade: (EF15AR01).

2. Criação de Máscaras

Os alunos podem criar máscaras utilizando papel, tesoura e tintas. Essa atividade permite que eles explorem a cultura e a identidade, além de desenvolverem habilidades manuais. A atividade está relacionada à habilidade da BNCC que aborda a produção de objetos artísticos. Habilidade: (EF15AR02).

3. Desenho de Natureza

Os alunos podem fazer um desenho da natureza ao seu redor, utilizando lápis de cor e canetinhas. Essa atividade incentiva a observação e a representação do mundo natural, alinhando-se à habilidade da BNCC que envolve a apreciação e a representação de elementos do cotidiano. Habilidade: (EF15AR03).

4. Colagem de Revistas

Uma atividade de colagem utilizando recortes de revistas pode ser uma ótima maneira de trabalhar a criatividade e a expressão pessoal. Os alunos podem criar um mural coletivo que represente suas ideias sobre um tema específico. Habilidade: (EF15AR04).

5. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches com materiais recicláveis e encenar pequenas peças de teatro. Essa atividade estimula a expressão corporal e a criatividade, além de promover o trabalho em grupo. Habilidade: (EF15AR05).

6. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem desenhar e criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando a narrativa visual. Essa atividade desenvolve a imaginação e a habilidade de contar histórias, alinhando-se à habilidade da BNCC que propõe a criação de narrativas. Habilidade: (EF15AR06).

7. Mural de Arte Coletiva

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mural de arte coletiva, onde cada um contribui com sua própria parte. Essa atividade promove a colaboração e a valorização do trabalho em equipe, além de estar alinhada à habilidade da BNCC que aborda a produção coletiva. Habilidade: (EF15AR07).

8. Experiência com Música e Movimento

Os alunos podem participar de uma atividade que combine música e movimento, explorando diferentes ritmos e danças. Essa atividade está relacionada à habilidade da BNCC que propõe a vivência de diferentes expressões artísticas. Habilidade: (EF15AR08).

9. Criação de Instrumentos Musicais

Os alunos podem criar seus próprios instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e o entendimento sobre sons e ritmos, alinhando-se à habilidade da BNCC que envolve a produção musical. Habilidade: (EF15AR09).

10. Exploração de Texturas

Os alunos podem explorar diferentes texturas utilizando materiais como papel, tecido e areia. Essa atividade permite que eles experimentem sensações táteis e desenvolvam a percepção estética, alinhando-se à habilidade da BNCC que propõe a exploração de diferentes materiais. Habilidade: (EF15AR10).