15 Ideias de Atividades (BNCC) de artes ensino fundamental 1º

1. Criação de Máscaras com Materiais Recicláveis

Uma atividade que estimula a criatividade e a consciência ambiental é a criação de máscaras utilizando materiais recicláveis. Os alunos podem trazer de casa itens como papelão, garrafas plásticas e tecidos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR01, que propõe a exploração de diferentes técnicas e materiais nas artes visuais.

2. Pintura Coletiva em Grande Escala

Organizar uma pintura coletiva em um mural da escola permite que os alunos trabalhem em equipe e expressem suas ideias. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15AR02, que envolve a apreciação e a criação de obras de arte em grupo, promovendo a interação social e a troca de experiências.

3. Montagem de um Livro de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenhando e escrevendo os diálogos. Essa atividade estimula a narrativa visual e está conectada à habilidade EF15AR03, que incentiva a produção de diferentes linguagens artísticas, integrando texto e imagem.

4. Estudo e Recriação de Obras de Artistas Famosos

Propor que os alunos escolham uma obra de um artista famoso e a recriem em suas próprias interpretações é uma excelente forma de aprendizado. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15AR04, que envolve a análise e a apreciação de obras de arte, desenvolvendo o olhar crítico dos alunos.

5. Criação de Instrumentos Musicais com Materiais do Dia a Dia

Os alunos podem construir instrumentos musicais utilizando materiais simples, como latas e elásticos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR05, que propõe a exploração sonora e a criação musical, promovendo a experimentação e a criatividade.

6. Dança e Movimento com Temática Cultural

Incentivar os alunos a aprender danças de diferentes culturas é uma forma de valorização da diversidade. Essa atividade se conecta à habilidade EF15AR06, que aborda a expressão corporal e a apreciação das manifestações culturais através da dança.

7. Criação de Cartazes para Campanhas de Conscientização

Os alunos podem desenvolver cartazes sobre temas sociais, como meio ambiente ou saúde. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR07, que estimula a comunicação visual e a reflexão sobre questões sociais através da arte.

8. Teatro de Fantoches com Temas Educativos

Realizar uma apresentação de teatro de fantoches permite que os alunos explorem a narrativa e a atuação. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15AR08, que envolve a criação e a apresentação de peças teatrais, promovendo a expressão e a criatividade.

9. Fotografia e Montagem de um Álbum de Memórias

Os alunos podem tirar fotos de momentos especiais e montar um álbum. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR09, que propõe a exploração de diferentes formas de registro e a criação de narrativas visuais.

10. Criação de um Mapa Cultural da Escola

Os alunos podem criar um mapa que represente as diferentes manifestações culturais presentes na escola. Essa atividade se conecta à habilidade EF15AR10, que incentiva a pesquisa e a valorização da diversidade cultural através da arte.