15 Ideias de Atividades (BNCC) de artes carnaval

1. Máscaras de Carnaval

Uma atividade divertida e criativa é a confecção de máscaras de carnaval. Os alunos podem utilizar materiais recicláveis, como papelão, papel colorido, glitter e penas. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover a conscientização sobre a importância da reciclagem. As habilidades da BNCC relacionadas incluem: EF15AR01 (produzir e criar obras de arte) e EF15AR02 (apreciar e analisar obras de arte).

2. Desfile de Fantasias

Organizar um desfile de fantasias na escola é uma ótima maneira de integrar a arte e a cultura do carnaval. Os alunos podem criar suas próprias fantasias, utilizando elementos que representem a diversidade cultural brasileira. Essa atividade pode ser acompanhada de uma apresentação musical, promovendo a habilidade de EF15AR03 (participar de eventos artísticos) e EF15AR04 (compreender a importância da cultura local).

3. Pintura de Murais

Os murais são uma forma de arte coletiva que pode ser explorada em sala de aula. Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mural que represente o carnaval, utilizando tintas e pincéis. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a expressão artística, alinhando-se às habilidades EF15AR05 (produzir arte em grupo) e EF15AR06 (analisar e interpretar obras de arte).

4. Criação de Instrumentos Musicais

Os alunos podem criar seus próprios instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET e latas. Essa atividade não só ensina sobre a música e o ritmo do carnaval, mas também sobre a importância da sustentabilidade. As habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas incluem: EF15AR07 (explorar diferentes sons e ritmos) e EF15AR08 (compreender a relação entre arte e meio ambiente).

5. Dança do Carnaval

Ensinar os alunos a dançar músicas típicas de carnaval é uma excelente maneira de integrar movimento e arte. Os alunos podem aprender passos de samba, frevo e outros ritmos, promovendo a expressão corporal e a coordenação motora. Essa atividade se relaciona com as habilidades EF15AR09 (participar de danças) e EF15AR10 (analisar a dança como forma de expressão cultural).

6. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes que promovam a festa de carnaval, utilizando técnicas de colagem e desenho. Essa atividade estimula a criatividade e a comunicação visual, além de permitir que os alunos expressem suas ideias sobre o carnaval. As habilidades da BNCC que podem ser abordadas incluem: EF15AR11 (produzir cartazes e materiais gráficos) e EF15AR12 (analisar a comunicação visual).

7. Contação de Histórias de Carnaval

A contação de histórias sobre o carnaval é uma atividade que pode ser realizada em grupo. Os alunos podem pesquisar e apresentar histórias folclóricas e mitos relacionados ao carnaval, promovendo a oralidade e a interpretação. Essa atividade se relaciona com as habilidades EF15AR13 (contar e ouvir histórias) e EF15AR14 (analisar narrativas culturais).

8. Oficina de Fantasias Sustentáveis

Promover uma oficina onde os alunos criem fantasias utilizando materiais sustentáveis é uma maneira de conscientizar sobre a importância da preservação ambiental. Os alunos podem usar tecidos reciclados e outros materiais que seriam descartados. As habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas incluem: EF15AR15 (produzir arte com materiais sustentáveis) e EF15AR16 (refletir sobre a relação entre arte e meio ambiente).

9. Criação de um Livro de Receitas de Carnaval

Os alunos podem pesquisar e compilar receitas típicas do carnaval, criando um livro de receitas. Essa atividade promove a pesquisa, a escrita e a apreciação da culinária brasileira. As habilidades da BNCC que podem ser abordadas incluem: EF15AR17 (produzir textos) e EF15AR18 (analisar a cultura alimentar).

10. Exposição de Arte do Carnaval

Organizar uma exposição de arte onde os alunos possam apresentar suas obras inspiradas no carnaval é uma excelente forma de valorizar a produção artística. Os alunos podem explicar suas obras e o processo criativo, promovendo a habilidade de EF15AR19 (apresentar obras de arte) e EF15AR20 (analisar e refletir sobre a arte).