15 Ideias de Atividades (BNCC) de Artes 6 ao 9º Ano

1. Criação de Máscaras Teatrais

Os alunos podem criar máscaras teatrais utilizando papel machê, tintas e outros materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de desenvolver habilidades manuais. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR01, que aborda a produção de objetos artísticos.

2. Pintura Coletiva

Organizar uma pintura coletiva em um grande painel pode ser uma excelente forma de promover a colaboração entre os alunos. Eles podem trabalhar em grupos para criar uma obra que represente um tema específico, como meio ambiente ou diversidade cultural. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR02, que trata da apreciação e produção de artes visuais.

3. Dança e Movimento

Propor uma atividade de dança onde os alunos devem criar uma coreografia em grupo, utilizando diferentes estilos de dança, pode ser muito enriquecedor. Essa atividade promove a expressão corporal e a socialização. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR03, que envolve a criação e a apresentação de danças.

4. Teatro de Sombras

Os alunos podem criar um teatro de sombras utilizando recortes de papel e uma fonte de luz. Essa atividade estimula a narrativa e a criatividade, além de permitir que os alunos explorem a relação entre luz e sombra. A habilidade relacionada é EF15AR04, que aborda a criação de narrativas visuais.

5. Fotografia Criativa

Incentivar os alunos a fazer uma sessão de fotos com temas específicos, como “Retratos da Minha Comunidade”, pode ser uma forma interessante de explorar a fotografia. Eles podem usar celulares ou câmeras digitais, desenvolvendo habilidades técnicas e artísticas. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR05, que trata da produção de imagens fotográficas.

6. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenvolvendo personagens e enredos. Essa atividade estimula a narrativa visual e a criatividade. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR06, que envolve a produção de histórias em quadrinhos e ilustrações.

7. Música e Composição

Propor uma atividade onde os alunos devem compor uma música em grupo, utilizando instrumentos musicais ou objetos do cotidiano como percussão, pode ser muito enriquecedor. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR07, que aborda a criação e a interpretação musical.

8. Exposição de Arte

Organizar uma exposição de arte na escola, onde os alunos possam apresentar suas obras, é uma excelente forma de valorizar o trabalho artístico. Eles podem explicar suas criações para os visitantes, desenvolvendo habilidades de comunicação. A habilidade correspondente é EF15AR08, que trata da apreciação e da crítica de obras de arte.

9. Criação de Vídeos Artísticos

Os alunos podem produzir vídeos curtos que abordem temas artísticos, como a história da arte ou a importância da arte na sociedade. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR09, que envolve a produção de vídeos e documentários.

10. Intervenção Urbana

Propor uma intervenção urbana, onde os alunos possam criar murais ou instalações artísticas em espaços públicos, pode ser uma forma de conectar a arte à comunidade. Essa atividade promove a reflexão sobre o espaço urbano e a arte. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR10, que aborda a relação entre arte e espaço público.