15 Ideias de Atividades (BNCC) de artes 3º ano fundamental

1. Pintura com Tintas Naturais

Uma atividade que envolve a criação de tintas a partir de elementos naturais, como frutas, vegetais e especiarias. Os alunos podem explorar a cor e a textura, desenvolvendo habilidades motoras e criativas. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC: EF15AR01, que aborda a experimentação de diferentes materiais e técnicas.

2. Criação de Máscaras

Os alunos podem criar máscaras utilizando papel, cartolina e outros materiais recicláveis. Essa atividade estimula a expressão cultural e a criatividade, além de permitir que os estudantes explorem a identidade e a diversidade. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR02, que trata da apreciação e produção de obras de arte.

3. Desenho de Natureza

Os alunos são convidados a desenhar elementos da natureza, como plantas e animais, utilizando diferentes técnicas de desenho. Essa atividade promove a observação e a representação do mundo ao redor, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR03, que incentiva a observação e a representação de formas e cores.

4. Colagem de Revistas

Utilizando recortes de revistas, os alunos podem criar colagens que representem temas variados, como meio ambiente ou diversidade cultural. Essa atividade estimula a criatividade e a reflexão sobre temas sociais, conectando-se à habilidade BNCC EF15AR04, que aborda a produção de obras a partir de diferentes suportes.

5. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar pequenas peças teatrais. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e expressão, além de promover o trabalho em grupo. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR05, que enfatiza a expressão corporal e a dramatização.

6. Criação de Mural Coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mural que represente a história da turma ou um tema específico. Essa atividade promove a colaboração e a expressão artística coletiva, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR06, que trata da criação de obras em grupo.

7. Fotografia Criativa

Os alunos são incentivados a tirar fotos de objetos ou cenas que considerem artísticas. Essa atividade estimula a percepção estética e a criatividade, conectando-se à habilidade BNCC EF15AR07, que aborda a apreciação e a produção de imagens.

8. Estudo de Artistas Famosos

Os alunos podem pesquisar e apresentar sobre artistas famosos, discutindo suas obras e estilos. Essa atividade promove a apreciação da arte e a reflexão crítica, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR08, que incentiva a análise de obras de arte.

9. Criação de Instrumentos Musicais

Os alunos podem construir instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis. Essa atividade promove a criatividade e a exploração sonora, conectando-se à habilidade BNCC EF15AR09, que trata da produção musical.

10. Dança e Movimento

Os alunos podem participar de aulas de dança, explorando diferentes ritmos e estilos. Essa atividade desenvolve a expressão corporal e a coordenação motora, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR10, que enfatiza a expressão por meio do movimento.