15 Ideias de Atividades (BNCC) de artes 3º ano

1. Criação de Máscaras de Animais

Os alunos podem criar máscaras de animais utilizando papel, tintas e outros materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover o trabalho em grupo. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR01, que envolve a apreciação e a produção de diferentes formas de arte.

2. Pintura Coletiva

Organizar uma pintura coletiva em um grande papel ou em uma parede da sala de aula permite que os alunos trabalhem juntos para criar uma obra de arte. Essa atividade incentiva a colaboração e a comunicação entre os estudantes. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR02, que trata da criação de obras de arte em grupo.

3. Montagem de Colagem

Os alunos podem coletar imagens de revistas e jornais para criar colagens que representem suas emoções ou temas específicos. Essa atividade desenvolve a percepção estética e a capacidade de interpretação. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR03, que envolve a exploração de diferentes técnicas de colagem.

4. Desenho de Paisagens

Os estudantes podem desenhar paisagens utilizando lápis de cor, canetinhas ou aquarela. Essa atividade estimula a observação do ambiente e a representação gráfica. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR04, que aborda a representação de diferentes espaços e paisagens.

5. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar pequenas peças teatrais. Essa atividade desenvolve habilidades de expressão corporal e oral, além de estimular a criatividade. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR05, que envolve a criação e a apresentação de performances artísticas.

6. Criação de Instrumentos Musicais

Os estudantes podem construir instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis, como garrafas e latas. Essa atividade promove a exploração sonora e a criatividade. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR06, que trata da produção de sons e ritmos com instrumentos variados.

7. Dança e Movimento

Os alunos podem participar de uma atividade de dança, onde aprendem diferentes estilos e movimentos. Essa atividade estimula a coordenação motora e a expressão corporal. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR07, que envolve a prática de danças e movimentos corporais.

8. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os estudantes podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenhando os personagens e escrevendo os diálogos. Essa atividade desenvolve a narrativa e a criatividade. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR08, que aborda a produção de narrativas visuais e escritas.

9. Exposição de Artes

Organizar uma exposição com as obras produzidas pelos alunos permite que eles compartilhem suas criações com a comunidade escolar. Essa atividade estimula a valorização da arte e o reconhecimento do trabalho coletivo. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR09, que envolve a apreciação e a divulgação de produções artísticas.

10. Criação de Mural Temático

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mural que represente um tema específico, como a natureza ou a diversidade cultural. Essa atividade promove a colaboração e a expressão artística em grande escala. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR10, que trata da criação de obras coletivas em diferentes suportes.