15 Ideias de Atividades (BNCC) de arte sobre folclore

1. Criação de Máscaras de Folclore

Nesta atividade, os alunos poderão explorar a diversidade das máscaras folclóricas brasileiras, como as de Carnaval ou as de festas juninas. Os estudantes devem pesquisar sobre as origens e significados dessas máscaras, e em seguida, criar suas próprias versões utilizando materiais recicláveis. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR01 da BNCC, que propõe a apreciação e a produção de obras de arte.

2. Pintura de Painéis Inspirados em Lendas

Os alunos poderão escolher uma lenda folclórica, como a do Saci ou da Iara, e criar um painel coletivo que represente a história. A atividade envolve pesquisa, discussão e a utilização de técnicas de pintura, promovendo a habilidade EF15AR02 da BNCC, que incentiva a criação de obras a partir de referências culturais.

3. Teatro de Fantoches com Personagens Folclóricos

Os alunos criarão fantoches representando personagens do folclore brasileiro e encenarão pequenas peças teatrais. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, alinhando-se à habilidade EF15AR03 da BNCC, que aborda a construção de narrativas e a interpretação de personagens.

4. Danças Folclóricas e Coreografias

Os alunos aprenderão sobre diferentes danças folclóricas, como o frevo e o maracatu, e criarão suas próprias coreografias. Essa atividade promove a expressão corporal e a valorização das tradições culturais, em conformidade com a habilidade EF15AR04 da BNCC, que trata da dança como forma de arte.

5. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os estudantes desenvolverão histórias em quadrinhos baseadas em contos folclóricos. Essa atividade estimula a narrativa visual e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15AR05 da BNCC, que propõe a produção de narrativas em diferentes formatos.

6. Músicas e Canções Folclóricas

Os alunos pesquisarão e aprenderão canções folclóricas brasileiras, podendo até compor suas próprias músicas inspiradas em temas folclóricos. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR06 da BNCC, que envolve a apreciação e a criação musical.

7. Criação de um Livro de Receitas Folclóricas

Nesta atividade, os alunos coletarão receitas tradicionais de diferentes regiões do Brasil e criarão um livro ilustrado. Essa atividade promove a valorização da cultura alimentar e está alinhada à habilidade EF15AR07 da BNCC, que incentiva a pesquisa e a produção de textos.

8. Exposição de Arte Folclórica

Os alunos organizarão uma exposição com as obras criadas durante as atividades, promovendo um evento para a comunidade escolar. Essa atividade estimula a organização e a valorização da arte, em conformidade com a habilidade EF15AR08 da BNCC, que aborda a exposição de produções artísticas.

9. Criação de Jogos de Tabuleiro Temáticos

Os alunos desenvolverão jogos de tabuleiro baseados em mitos e lendas folclóricas, promovendo a interação e o aprendizado lúdico. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR09 da BNCC, que propõe a criação de jogos como forma de expressão cultural.

10. Fotografia e Registro de Elementos Folclóricos

Os alunos farão um registro fotográfico de elementos do folclore em suas comunidades, como festas e tradições. Essa atividade estimula a observação e a valorização do patrimônio cultural, em conformidade com a habilidade EF15AR10 da BNCC, que trata da documentação e apreciação de manifestações culturais.