15 Ideias de Atividades (BNCC) de Arte para 8º Ano

1. Criação de um Mural Coletivo

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar um mural coletivo que represente um tema específico, como a diversidade cultural. Essa atividade estimula a colaboração e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Estudo de Artistas Brasileiros

Os alunos devem pesquisar sobre artistas brasileiros contemporâneos e suas obras. Em seguida, podem apresentar suas descobertas em sala de aula, promovendo debates sobre a importância da arte no contexto social. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Oficina de Técnicas de Pintura

Realizar uma oficina onde os alunos aprendem diferentes técnicas de pintura, como aquarela, acrílica e óleo. Cada aluno pode criar uma obra utilizando a técnica que mais gostou. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Análise de Obras de Arte

Os alunos devem escolher uma obra de arte famosa e realizar uma análise crítica, abordando aspectos como composição, cores e mensagem. Essa atividade desenvolve o olhar crítico e a interpretação artística. Habilidade BNCC: EF15AR04.

5. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando elementos visuais e narrativos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão pessoal. Habilidade BNCC: EF15AR05.

6. Performance Artística

Os alunos podem desenvolver uma performance artística que aborde um tema relevante, como a sustentabilidade. Essa atividade incentiva a expressão corporal e a reflexão sobre questões sociais. Habilidade BNCC: EF15AR06.

7. Montagem de um Portfólio Artístico

Cada aluno deve montar um portfólio com suas produções artísticas ao longo do ano. Isso ajuda a refletir sobre seu progresso e desenvolvimento artístico. Habilidade BNCC: EF15AR07.

8. Criação de Esculturas com Materiais Recicláveis

Utilizando materiais recicláveis, os alunos podem criar esculturas que representem a importância da reciclagem e da sustentabilidade. Essa atividade promove a consciência ambiental. Habilidade BNCC: EF15AR08.

9. Estudo de Movimentos Artísticos

Os alunos devem pesquisar sobre diferentes movimentos artísticos, como o Impressionismo e o Modernismo, e criar uma apresentação sobre suas características e influências. Habilidade BNCC: EF15AR09.

10. Criação de um Vídeo Artístico

Os alunos podem produzir um vídeo que documente um processo criativo, como a criação de uma obra de arte ou uma performance. Essa atividade integra arte e tecnologia. Habilidade BNCC: EF15AR10.

11. Exposição de Arte na Escola

Organizar uma exposição de arte na escola onde os alunos possam mostrar suas obras. Isso promove a valorização do trabalho artístico e a interação com a comunidade escolar. Habilidade BNCC: EF15AR11.

12. Criação de Cartazes de Conscientização

Os alunos podem criar cartazes que abordem temas sociais importantes, como a igualdade de gênero ou a preservação ambiental. Essa atividade estimula a reflexão crítica e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR12.

13. Análise de Filmes de Animação

Assistir a filmes de animação e discutir os elementos artísticos presentes, como a trilha sonora, a paleta de cores e a narrativa. Essa atividade desenvolve a apreciação estética. Habilidade BNCC: EF15AR13.

14. Criação de um Blog de Arte

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas produções artísticas, reflexões e análises sobre obras de arte. Essa atividade integra arte e tecnologia, além de estimular a escrita. Habilidade BNCC: EF15AR14.

15. Visita a Museus Virtuais

Os alunos podem explorar museus virtuais e discutir as obras que mais impactaram. Essa atividade amplia o conhecimento sobre arte e cultura, mesmo à distância. Habilidade BNCC: EF15AR15.