15 Ideias de Atividades (BNCC) de arte do 6º ao 9º ano

1. Criação de Máscaras Culturais

Os alunos podem explorar a diversidade cultural do Brasil criando máscaras inspiradas em diferentes tradições indígenas, africanas e europeias. Essa atividade estimula a pesquisa sobre a história e os significados das máscaras, além de desenvolver habilidades manuais. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Pintura Coletiva

Organizar uma pintura coletiva em grande escala, onde os alunos podem expressar suas ideias sobre um tema específico, como meio ambiente ou diversidade. Essa atividade promove a colaboração e o trabalho em equipe, além de permitir que os alunos experimentem diferentes técnicas de pintura. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Estudo de Artistas Brasileiros

Os alunos devem escolher um artista brasileiro e criar uma apresentação sobre sua vida e obra, incluindo uma reprodução de uma de suas obras. Essa atividade incentiva a pesquisa e a apreciação da arte nacional. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Montagem de um Mural Temático

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mural que represente um tema relevante, como a paz ou a inclusão. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover o senso de comunidade. Habilidade BNCC: EF15AR04.

5. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem desenvolver suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando elementos visuais e narrativos. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de contar histórias, além de integrar arte e literatura. Habilidade BNCC: EF15AR05.

6. Fotografia e Análise de Imagens

Os alunos podem explorar a fotografia como forma de arte, realizando uma sessão fotográfica sobre um tema escolhido. Em seguida, devem analisar as imagens tiradas, discutindo aspectos como composição e mensagem. Habilidade BNCC: EF15AR06.

7. Criação de Esculturas com Materiais Recicláveis

Utilizando materiais recicláveis, os alunos podem criar esculturas que reflitam a importância da sustentabilidade. Essa atividade promove a consciência ambiental e a criatividade, além de desenvolver habilidades de modelagem. Habilidade BNCC: EF15AR07.

8. Análise de Obras de Arte

Os alunos podem escolher uma obra de arte famosa e realizar uma análise crítica, discutindo elementos como técnica, estilo e contexto histórico. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a apreciação estética. Habilidade BNCC: EF15AR08.

9. Criação de Vídeos Artísticos

Os alunos podem produzir vídeos curtos que expressem suas ideias sobre um tema artístico, utilizando técnicas de edição e efeitos visuais. Essa atividade integra arte e tecnologia, estimulando a criatividade e a inovação. Habilidade BNCC: EF15AR09.

10. Teatro de Sombras

Os alunos podem criar um teatro de sombras, desenvolvendo personagens e cenários que serão apresentados em uma performance. Essa atividade estimula a criatividade, o trabalho em equipe e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15AR10.

11. Criação de Cartazes de Conscientização

Os alunos podem desenvolver cartazes que abordem temas sociais relevantes, utilizando técnicas de colagem e pintura. Essa atividade promove a reflexão crítica e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR11.

12. Estudo de Estilos Artísticos

Os alunos podem pesquisar diferentes estilos artísticos, como impressionismo ou surrealismo, e criar uma obra inspirada em um desses estilos. Essa atividade estimula a pesquisa e a experimentação. Habilidade BNCC: EF15AR12.

13. Performance Artística

Os alunos podem desenvolver uma performance artística que combine dança, teatro e música, abordando um tema de sua escolha. Essa atividade estimula a expressão corporal e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR13.

14. Criação de um Livro de Artista

Os alunos podem criar um livro de artista, onde cada página representa uma obra ou uma ideia artística. Essa atividade estimula a criatividade e a experimentação com diferentes técnicas e materiais. Habilidade BNCC: EF15AR14.

15. Exposição de Arte

Os alunos podem organizar uma exposição de suas obras, convidando a comunidade escolar para apreciar o trabalho realizado. Essa atividade promove a valorização da arte e a interação social. Habilidade BNCC: EF15AR15.