15 Ideias de Atividades (BNCC) de alfabetização

1. Jogo da Memória de Palavras

Uma atividade divertida que estimula a memória e o reconhecimento de palavras. Os alunos devem criar pares de cartões com palavras e suas respectivas imagens. Ao jogar, eles devem encontrar os pares correspondentes. Esta atividade está alinhada à habilidade EF15LP01 da BNCC, que aborda o reconhecimento de palavras em diferentes contextos.

2. Contação de Histórias com Fantoches

Os alunos podem criar fantoches de papel ou de materiais recicláveis e utilizá-los para contar histórias. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, além de promover a compreensão de narrativas. Relaciona-se com a habilidade EF15LP02, que envolve a produção e a interpretação de histórias.

3. Caça-Palavras Temático

Os professores podem elaborar caça-palavras com palavras relacionadas a um tema específico, como animais ou frutas. Essa atividade ajuda os alunos a desenvolverem o vocabulário e a identificação de palavras. Está alinhada à habilidade EF15LP03, que trata da leitura e compreensão de palavras em contextos variados.

4. Criação de um Livro Coletivo

Os alunos podem colaborar na criação de um livro, onde cada um contribui com uma página. Essa atividade estimula a escrita e a criatividade, além de promover o trabalho em grupo. Está relacionada à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos coletivos.

5. Bingo de Letras e Sílabas

Um jogo de bingo que utiliza letras e sílabas para ajudar os alunos a reconhecerem fonemas. Os alunos marcam as letras ou sílabas que são chamadas, promovendo a identificação sonora. Esta atividade está alinhada à habilidade EF15LP05, que aborda a consciência fonológica.

6. Atividades de Rimas

Os alunos podem participar de atividades que envolvem a criação de rimas. Eles podem trabalhar em grupos para criar poesias ou músicas, estimulando a criatividade e a sonoridade das palavras. Relaciona-se com a habilidade EF15LP06, que trata da exploração de rimas e ritmos na língua.

7. Jogo de Sílabas com Blocos

Utilizando blocos de montar, os alunos podem formar palavras a partir de sílabas. Essa atividade promove a manipulação e a construção de palavras, ajudando no reconhecimento silábico. Está alinhada à habilidade EF15LP07, que envolve a identificação e a formação de sílabas.

8. Leitura Compartilhada

Os professores podem realizar sessões de leitura compartilhada, onde leem um livro em voz alta e discutem a história com os alunos. Essa prática estimula a compreensão e a interpretação de textos. Relaciona-se com a habilidade EF15LP08, que aborda a leitura e a interpretação de diferentes gêneros textuais.

9. Produção de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre temas estudados, utilizando palavras e imagens. Essa atividade estimula a escrita e a apresentação de ideias. Está alinhada à habilidade EF15LP09, que envolve a produção de textos informativos.

10. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre o conteúdo estudado. Essa atividade estimula a oralidade e a compreensão do que foi aprendido. Relaciona-se com a habilidade EF15LP10, que trata da interação e da comunicação em sala de aula.