15 Ideias de Atividades (BNCC) de acordo com os PCNs

1. Jogo de Memória sobre a História do Brasil

Uma atividade que envolve a criação de um jogo de memória com figuras e eventos importantes da história do Brasil. Os alunos devem pesquisar e criar pares de cartas que representem personagens históricos e suas contribuições. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15HI01, que aborda a importância da história na formação da identidade nacional.

2. Produção de Vídeo sobre Direitos Humanos

Os alunos podem produzir um vídeo curto que explique os principais direitos humanos, utilizando exemplos práticos do cotidiano. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover a reflexão sobre a cidadania, alinhando-se à habilidade EF12CN01.

3. Criação de um Blog sobre Sustentabilidade

Os estudantes podem criar um blog onde compartilham dicas e informações sobre práticas sustentáveis. Essa atividade incentiva a escrita e a pesquisa, além de promover a conscientização ambiental, alinhando-se à habilidade EF15CI03.

4. Debate sobre a Importância da Leitura

Organizar um debate em sala de aula sobre a importância da leitura na formação do indivíduo. Os alunos devem preparar argumentos e contra-argumentos, desenvolvendo habilidades de oratória e pensamento crítico, conforme a habilidade EF15LP01.

5. Mapa Mental sobre a Diversidade Cultural Brasileira

Os alunos podem criar um mapa mental que represente a diversidade cultural do Brasil, incluindo danças, músicas e tradições de diferentes regiões. Essa atividade estimula a pesquisa e a organização de informações, alinhando-se à habilidade EF15HI02.

6. Experimento Científico sobre Água

Realizar um experimento simples que demonstre a importância da água e suas propriedades. Os alunos podem apresentar os resultados em um relatório, alinhando-se à habilidade EF15CI04, que aborda a investigação científica.

7. Criação de uma Campanha de Conscientização

Os alunos podem desenvolver uma campanha de conscientização sobre um tema social, como o combate ao bullying. Essa atividade envolve pesquisa, criatividade e trabalho em grupo, alinhando-se à habilidade EF12LP02.

8. Produção de uma Peça Teatral

Os estudantes podem criar e apresentar uma peça teatral que aborde um tema relevante, como a preservação do meio ambiente. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade EF15AR01.

9. Análise de Gráficos e Dados Estatísticos

Os alunos podem coletar dados sobre um tema de interesse e apresentar esses dados em gráficos. Essa atividade desenvolve habilidades de interpretação e análise de informações, alinhando-se à habilidade EF15MA03.

10. Criação de um Jornal Escolar

Os estudantes podem criar um jornal escolar, onde escrevem sobre eventos da escola e da comunidade. Essa atividade estimula a escrita e a pesquisa, além de promover o senso de comunidade, alinhando-se à habilidade EF15LP03.

11. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

Os alunos podem participar de uma oficina onde criam obras de arte utilizando materiais recicláveis. Essa atividade promove a criatividade e a conscientização ambiental, alinhando-se à habilidade EF15AR02.

12. Estudo de Caso sobre Empreendedorismo

Os estudantes podem analisar um caso de sucesso de empreendedorismo na comunidade e apresentar suas conclusões. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa e análise crítica, alinhando-se à habilidade EF15MA04.

13. Criação de um Podcast Educativo

Os alunos podem criar um podcast onde discutem temas relevantes para a comunidade escolar. Essa atividade estimula a pesquisa e a comunicação oral, alinhando-se à habilidade EF12LP03.

14. Jogo de Tabuleiro sobre a História da Arte

Os estudantes podem desenvolver um jogo de tabuleiro que ensine sobre a história da arte, incluindo artistas e movimentos artísticos. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15AR03.

15. Projeto de Voluntariado

Os alunos podem desenvolver um projeto de voluntariado que beneficie a comunidade, como arrecadação de alimentos ou limpeza de parques. Essa atividade promove a cidadania e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade EF12CI02.