15 Ideias de Atividades (BNCC) datas comemorativas educação infantil

1. Atividade de Criação de Cartazes para o Dia da Independência

Os alunos podem criar cartazes que representem a história do Brasil, destacando a importância do Dia da Independência. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo, além de promover o conhecimento sobre a história nacional. Habilidade BNCC: EF15HI01.

2. Contação de Histórias sobre o Dia das Crianças

Realizar uma sessão de contação de histórias que abordem a importância do Dia das Crianças. Os alunos podem participar, dramatizando partes da história, o que ajuda a desenvolver a expressão oral e a empatia. Habilidade BNCC: EF15LP01.

3. Oficina de Artesanato para o Natal

Os alunos podem participar de uma oficina de artesanato, criando enfeites de Natal com materiais recicláveis. Essa atividade promove a consciência ambiental e a criatividade, além de ser uma forma de celebrar a data. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Jogo de Memória sobre Datas Comemorativas

Desenvolver um jogo de memória que inclua imagens e informações sobre diversas datas comemorativas. Essa atividade estimula a memória e o aprendizado de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15MA01.

5. Apresentação de Danças Típicas no Dia da Consciência Negra

Os alunos podem pesquisar e apresentar danças típicas que representam a cultura afro-brasileira, promovendo o respeito à diversidade cultural. Habilidade BNCC: EF15EF01.

6. Criação de um Livro Coletivo para o Dia do Livro

Os alunos podem colaborar na criação de um livro coletivo, onde cada um contribui com uma página. Essa atividade incentiva a leitura e a escrita, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP02.

7. Experiência Científica para o Dia da Terra

Realizar experiências científicas que abordem a importância da preservação do meio ambiente, como a reciclagem e a conservação da água. Habilidade BNCC: EF15CI01.

8. Criação de Cartões para o Dia das Mães

Os alunos podem criar cartões personalizados para presentear suas mães, desenvolvendo habilidades motoras e expressando carinho. Habilidade BNCC: EF15AR02.

9. Teatro de Fantoches para o Dia dos Pais

Organizar uma apresentação de teatro de fantoches onde os alunos representam histórias sobre a relação entre pais e filhos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR03.

10. Pesquisa sobre a História do Dia da Mulher

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre a história do Dia Internacional da Mulher e apresentar suas descobertas em sala de aula, promovendo a reflexão sobre a igualdade de gênero. Habilidade BNCC: EF15HI02.

11. Criação de Mapa Mental sobre o Dia da Bandeira

Os alunos podem criar um mapa mental que represente os símbolos da bandeira brasileira e seu significado, desenvolvendo habilidades de organização e síntese de informações. Habilidade BNCC: EF15GE01.

12. Atividade de Culinária para o Dia da Alimentação

Os alunos podem participar de uma atividade de culinária, preparando receitas saudáveis e discutindo a importância da alimentação equilibrada. Habilidade BNCC: EF15CI02.

13. Desenho Livre sobre o Dia da Paz

Os alunos podem criar desenhos que representem a paz, estimulando a reflexão sobre a importância da convivência harmoniosa. Habilidade BNCC: EF15AR04.

14. Criação de um Mural sobre o Dia da Família

Os alunos podem criar um mural que represente diferentes tipos de famílias, promovendo o respeito e a inclusão. Habilidade BNCC: EF15CI03.

15. Apresentação de Música para o Dia do Professor

Os alunos podem preparar uma apresentação musical em homenagem aos professores, expressando gratidão e valorizando a educação. Habilidade BNCC: EF15AR05.