15 Ideias de Atividades (BNCC) das vogais educação infantil

1. Jogo das Vogais

Utilizando cartões com as letras das vogais, os alunos devem encontrar e juntar os pares correspondentes. Essa atividade estimula a memória e a identificação das vogais. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Pintura das Vogais

Criar um mural onde as crianças possam pintar as vogais em diferentes cores. Essa atividade promove a criatividade e a familiarização com as letras. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Caça às Vogais

Os alunos devem procurar objetos na sala de aula que comecem com cada uma das vogais. Essa atividade incentiva a observação e a associação de sons e letras. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Música das Vogais

Ensinar uma canção que destaque as vogais, permitindo que as crianças cantem e dancem. A música facilita a memorização e a pronúncia correta das letras. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Jogo da Memória com Vogais

Criar um jogo da memória utilizando cartões com imagens que começam com vogais e suas respectivas letras. Essa atividade desenvolve a concentração e a memória visual. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Histórias com Vogais

Contar histórias que enfatizem palavras que começam com vogais, incentivando as crianças a repetir as palavras. Essa prática ajuda na construção do vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Desenho das Vogais

Pedir que os alunos desenhem algo que comece com cada vogal. Essa atividade estimula a criatividade e a associação de letras com palavras. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Bingo das Vogais

Realizar um bingo onde as crianças marcam as vogais que são chamadas. Essa atividade é divertida e ajuda na identificação rápida das letras. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Quebra-Cabeça das Vogais

Montar quebra-cabeças que formem as vogais, incentivando as crianças a reconhecerem as letras enquanto brincam. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Atividade de Recorte e Colagem

As crianças recortam imagens de revistas que começam com vogais e colam em um cartaz. Essa atividade desenvolve habilidades motoras e a associação de sons. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Teatro das Vogais

Promover uma pequena peça onde as crianças representam palavras que começam com vogais. Essa atividade estimula a expressão oral e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Roda de Conversa sobre Vogais

Realizar uma roda de conversa onde as crianças falam sobre palavras que começam com vogais, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Atividade Sensorial com Vogais

Utilizar materiais táteis para formar as vogais, permitindo que as crianças sintam as letras. Essa atividade é importante para o desenvolvimento sensorial. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Jogo de Adivinhação das Vogais

As crianças devem adivinhar a palavra que o professor está pensando, baseada na vogal inicial. Essa atividade estimula o raciocínio e a linguagem. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Criação de um Livro das Vogais

As crianças podem criar um pequeno livro ilustrado onde cada página representa uma vogal e uma palavra que começa com ela. Essa atividade promove a alfabetização e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP15.