15 Ideias de Atividades (BNCC) dança ensino médio

1. Dança e Expressão Corporal

Uma atividade que pode ser desenvolvida é a criação de uma apresentação de dança em grupo, onde os alunos devem explorar diferentes estilos de dança, como hip-hop, balé e dança contemporânea. Os alunos podem pesquisar sobre a história e as características de cada estilo, e em seguida, criar uma coreografia que represente a fusão desses estilos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR01, que propõe a apreciação e a criação de produções artísticas.

2. Dança e Cultura Brasileira

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre as danças folclóricas brasileiras, como o frevo, o maracatu e a quadrilha. Após a pesquisa, eles podem apresentar suas descobertas em sala de aula, incluindo uma demonstração prática de cada dança. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15AR02, que enfatiza a valorização das manifestações culturais brasileiras.

3. Dança e Música

Outra ideia é a criação de uma atividade onde os alunos escolhem uma música e desenvolvem uma coreografia que dialogue com a letra e a melodia. Eles devem apresentar a coreografia para a turma, explicando como a dança se relaciona com a música. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR03, que incentiva a relação entre diferentes linguagens artísticas.

4. Dança e Tecnologia

Os alunos podem utilizar aplicativos de edição de vídeo para gravar suas coreografias e editá-las, adicionando efeitos visuais e sonoros. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de tecnologias digitais, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR04, que propõe o uso de tecnologias para a criação artística.

5. Dança e Saúde

Promover uma aula sobre os benefícios da dança para a saúde física e mental é uma excelente atividade. Os alunos podem pesquisar e apresentar sobre como a dança pode ajudar na coordenação motora, na flexibilidade e na autoestima. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15AR05, que aborda a importância da prática de atividades físicas.

6. Dança e Interdisciplinaridade

Os alunos podem desenvolver um projeto interdisciplinar que una dança e literatura, criando uma coreografia inspirada em um poema ou conto. Eles devem apresentar a coreografia e discutir como a dança expressa os sentimentos e temas presentes na obra literária. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15AR06, que propõe a articulação entre diferentes áreas do conhecimento.

7. Dança e Inclusão

Uma atividade que promove a inclusão é a criação de uma coreografia que envolva alunos com diferentes habilidades, incluindo aqueles com deficiência. Os alunos devem trabalhar em grupo para criar uma apresentação que valorize a diversidade e a inclusão. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR07, que enfatiza a importância da convivência e do respeito às diferenças.

8. Dança e História

Os alunos podem investigar a evolução de um estilo de dança ao longo da história, apresentando suas descobertas em um seminário. Eles podem incluir vídeos e imagens para ilustrar as mudanças e influências que esse estilo sofreu. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15AR08, que propõe a análise crítica das manifestações artísticas ao longo do tempo.

9. Dança e Performance

Os alunos podem participar de um festival de dança na escola, onde cada grupo apresenta uma coreografia desenvolvida por eles. Essa atividade estimula a autoconfiança e a capacidade de trabalhar em equipe, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR09, que valoriza a apresentação de produções artísticas.

10. Dança e Crítica

Por fim, os alunos podem assistir a uma apresentação de dança profissional e, em seguida, escrever uma crítica sobre a performance, abordando aspectos como técnica, expressão e impacto emocional. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15AR10, que propõe a reflexão crítica sobre produções artísticas.